Mídia estrangeira vê vitória de Lula e incerteza política em decisão do STF
A decisão do Supremo Tribunal Federal de derrubar a prisão após a condenação em segunda instância foi vista no exterior como uma vitória do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Em quase todas as referências à votação do STF na imprensa internacional, o foco é a possível soltura de Lula.
"A notícia não poderia cair melhor: apenas um ano após a eleição surpresa de Jair Bolsonaro à Presidência do Brasil, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva acabou de ganhar uma vitória legal decisiva, que poderia levar a sua libertação rápida", diz a reportagem sobre ocaso no jornal francês Le Monde.
Em tom mais sóbrio, o jornal inglês The Guardian e o americano The New York Times publicaram reportagem da agência de notícias Associated Press. O texto explica detalhes da decisão do STF.
O texto no Guardian destaca que, além de Lula, a mudança pode afetar casos de dezenas de condenados pela Lava Jato. O resultado "pode jogar o cenário político na incerteza", diz.
"Muitos brasileiros poderosos presos pela investigação vão poder pedir liberdade após essa decisão", diz.
A reportagem ressalta ainda que quase 5 mil presos podem se beneficiar da decisão do STF –incluindo Lula.
A possível libertação de Lula também aparece com destaque na reportagem publicada pela rede britânica BBC sobre a votação do STF.
A BBC ressalta que Lula era visto como um favorito na eleição presidencial do ano passado, mas foi preso antes. Diz ainda que mesmo que ele seja solto agora, ele continua sem poder se candidatar a cargos públicos.
Segundo o jornal francês le Monde, a decisão do STF foi recebida com euforia pela esquerda, com manifestações de celebração espalhadas pelo país. O Monde diz ainda que a decisão representa um afastamento entre o STF e o ministro da Justiça, Sérgio Moro.
Parte das publicações internacionais ressaltam, entretanto, que apesar da vitória para a esquerda, o ex-presidente não foi declarado inocente, e ainda responde a outros processos contra ele na Justiça.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.