Topo
Blog do Brasilianismo

Blog do Brasilianismo

Brasil se ilude, superestima valor e 'maior leilão da história' fracassa

Daniel Buarque

07/11/2019 15h11

A alta esperança do governo brasileiro em relação ao que "era descrito como o maior leilão de petróleo da história" virou frustração, diz uma reportagem publicada pelo jornal americano The New York Times. Segundo o  jornal, a decepção envolve sobrevalorização de preços e uma certa dose de ilusão do Brasil.

"O resultado decepcionante sugere que o Brasil superestimou o preço de admissão que as empresas de petróleo estavam dispostas a pagar para se estabelecer em vastas reservas que se encontram sob o fundo do oceano", diz o jornal.

Leia também: Brasil tem nova frustração com megaleilão do pré-sal e avalia mudanças 

Segundo o NYT, a decepção pode ser vista como um sinal de que o Brasil se baseou em ilusões quando determinou o preço que as empresas tinham que pagar antecipadamente se suas ofertas fossem aceitas.

A reportagem diz ainda que o atraso na exploração do petróleo brasileiro fez o país perder mais de US$ 300 bilhões.

"Isso significa que o Brasil perdeu em grande parte alguns dos anos mais lucrativos para a indústria de petróleo, quando o petróleo estava sendo negociado a US$ 100 por barril", avalia.

Siga o blog Brasilianismo no Facebook para acompanhar as notícias sobre a imagem internacional do Brasil

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL

Sobre o Autor

Daniel Buarque vive em Londres, onde faz doutorado em relações internacionais pelo King's College London (em parceria com a USP). Jornalista e escritor, fez mestrado sobre a imagem internacional do país pelo Brazil Institute da mesma universidade inglesa. É autor do livro “Brazil, um país do presente - A imagem internacional do ‘país do futuro’” (Alameda Editorial) e do livreto “Brazil Now” da consultoria internacional Hall and Partners, além de outros quatro livros. Escreve regularmente para o UOL e para a Folha de S.Paulo, e trabalhou repórter do G1, do "Valor Econômico" e da própria Folha, além de ter sido editor-executivo do portal Terra e chefe de reportagem da rádio CBN em São Paulo.

Sobre o Blog

O Brasil é citado mais de 200 vezes por dia na mídia internacional. Essas reportagens e análises estrangeiras ajudam a formar o pensamento do resto do mundo a respeito do país, que tem se tornado mais conhecido e se consolidado como um ator global importante. Este blog busca compreender a imagem internacional do Brasil e a importância da reputação global do país a partir o monitoramento de tudo o que se fala sobre ele no resto do mundo, seja na mídia, na academia ou mesmo e conversas na rua. Notícias, comentários, análises, entrevistas e reportagens sobre o Brasil visto de fora.