Topo

Blog do Brasilianismo

Chirac rejeitou a autoria francesa da frase 'o Brasil não é um país sério'

Daniel Buarque

26/09/2019 10h47


Um presidente francês, o General Charles de Gaulle, é tradicionalmente –e equivocadamente– apontado como o autor, nos anos 1960, de uma das frases mais usadas para descrever o Brasil: "Le Brésil n'est pas un pays sérieux" (o Brasil não é um país sério).

Coube a um outro presidente francês, Jacques Chirac, morto nesta quinta-feira (26), a função de negar a autoria francesa da frase e defender o país do que poderia ser visto como uma ofensa diplomática.

"O Brasil é um país extraordinariamente sério", disse Chirac em 1997, durante visita ao Brasil. Então presidente, ele tentou desfazer a popular ideia associada à imagem do Brasil na França, negando que seu antecessor fosse o autor dela.

Além disso, completou, "o Brasil não perdeu seu entusiasmo e seu charme, o que é provavelmente uma de suas grandes forças".

"Claramente o general De Gaulle nunca disse [a frase]. É uma frase que tem como origem a Embaixada do Brasil em Paris", disse, segundo relato da Folha da época. A afirmação do presidente francês é confirmada pelo embaixador do Brasil na França nos anos 1960, que assumiu que foi ele que proferiu a declaração sobre a falta de seriedade do Brasil.

Conheça a confusa história por trás da frase 'o Brasil não é um país sério'

Chirac é comumente descrito como um presidente francês que tinha boas relações com o Brasil –tanto com Fernando Henrique Cardoso quanto com Lula. Sua atuação ao lado do Brasil em instituições internacionais como a Organização das Nações Unidas parece indicar  que ele realmente via o país como sério e importante no mundo.

Segundo texto publicado pela Radio França Internacional, Chirac via em Lula um aliado para o multilateralismo e também apoiava a ideia de uma reforma na ONU e de uma cadeira permanente para o Brasil no Conselho de Segurança.

Siga o blog Brasilianismo no Facebook para acompanhar as notícias sobre a imagem internacional do Brasil

Sobre o Autor

Daniel Buarque vive em Londres, onde faz doutorado em relações internacionais pelo King's College London (em parceria com a USP). Jornalista e escritor, fez mestrado sobre a imagem internacional do país pelo Brazil Institute da mesma universidade inglesa. É autor do livro “Brazil, um país do presente - A imagem internacional do ‘país do futuro’” (Alameda Editorial) e do livreto “Brazil Now” da consultoria internacional Hall and Partners, além de outros quatro livros. Escreve regularmente para o UOL e para a Folha de S.Paulo, e trabalhou repórter do G1, do "Valor Econômico" e da própria Folha, além de ter sido editor-executivo do portal Terra e chefe de reportagem da rádio CBN em São Paulo.

Sobre o Blog

O Brasil é citado mais de 200 vezes por dia na mídia internacional. Essas reportagens e análises estrangeiras ajudam a formar o pensamento do resto do mundo a respeito do país, que tem se tornado mais conhecido e se consolidado como um ator global importante. Este blog busca compreender a imagem internacional do Brasil e a importância da reputação global do país a partir o monitoramento de tudo o que se fala sobre ele no resto do mundo, seja na mídia, na academia ou mesmo e conversas na rua. Notícias, comentários, análises, entrevistas e reportagens sobre o Brasil visto de fora.

Blog Brasilianismo