Topo
Blog do Brasilianismo

Blog do Brasilianismo

Bolsonaro mudou imagem do Brasil, diz correspondente do Monde em artigo

Daniel Buarque

17/09/2019 04h00

Depois de quatro anos atuando como correspondente do jornal francês Le Monde no Brasil, a jornalista Claire Gatinois publicou no começo do mês um texto refletindo sobre a experiência no país e as transformações que acompanhou na realidade brasileira.

Antes de deixar o país, diz o jornal, ela fala sobre como a eleição de Bolsonaro e as mudanças trazidas pelo novo governo mudaram a imagem do país e fizeram com que o Brasil pareça ainda mais difícil de entender do que quando ela chegou ao país, em 2015.

Gatinois reflete sobre o crescimento de popularidade de Bolsonaro entre os eleitores antes da eleição, e sobre a percepção de que ele poderia se tornar presidente –mesmo que muitos ainda achassem que os brasileiros não aprovassem a agressividade.

"Chegando em 2015 no país, percebi a raiva dos brasileiros, essa exasperação que leva a todos os ultrajes. A nação do futebol, da gentileza, da miscigenação e da exuberância havia tomado para mim imagens muito diferente daquelas que eu imaginava", diz.

"No governo do país, o ex-militar governa sem governar, enquanto cada uma de suas saídas gera olhares envergonhados. Acreditando-se nomeado por Deus, mas pouco consciente de sua missão, ele multiplica os incidentes diplomáticos, deixa a Amazônia em chamas enquanto rotula de 'esquerdistas' aqueles que ousam contradizê-lo. Fazendo da vulgaridade sua marca registrada, rejeitando todas as críticas, ele descreve as informações que o contrariam como 'fake news', denigre a cultura e a ciência e não se importa com investigações contra seu partido ou seus filhos, a quem ele promete posições de prestígio."

Siga o blog Brasilianismo no Facebook para acompanhar as notícias sobre a imagem internacional do Brasil

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL

Sobre o Autor

Daniel Buarque vive em Londres, onde faz doutorado em relações internacionais pelo King's College London (em parceria com a USP). Jornalista e escritor, fez mestrado sobre a imagem internacional do país pelo Brazil Institute da mesma universidade inglesa. É autor do livro “Brazil, um país do presente - A imagem internacional do ‘país do futuro’” (Alameda Editorial) e do livreto “Brazil Now” da consultoria internacional Hall and Partners, além de outros quatro livros. Escreve regularmente para o UOL e para a Folha de S.Paulo, e trabalhou repórter do G1, do "Valor Econômico" e da própria Folha, além de ter sido editor-executivo do portal Terra e chefe de reportagem da rádio CBN em São Paulo.

Sobre o Blog

O Brasil é citado mais de 200 vezes por dia na mídia internacional. Essas reportagens e análises estrangeiras ajudam a formar o pensamento do resto do mundo a respeito do país, que tem se tornado mais conhecido e se consolidado como um ator global importante. Este blog busca compreender a imagem internacional do Brasil e a importância da reputação global do país a partir o monitoramento de tudo o que se fala sobre ele no resto do mundo, seja na mídia, na academia ou mesmo e conversas na rua. Notícias, comentários, análises, entrevistas e reportagens sobre o Brasil visto de fora.