Censura de Crivella é tiro que saiu pela culatra, diz imprensa estrangeira
A tentativa do prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella, de censurar uma cena de beijo entre dois homens em uma história em quadrinhos ajudou a tornar a imagem em uma das mais vistas no país.
"A censura saiu pela culatra", diz uma reportagem publicada no site americano de notícias de entretenimento Screen Rant. A publicação destaca que a imagem passou a ser espalhada por redes sociais e também ilustrou a capa da Folha de S.Paulo.
"Crivella, um bispo evangélico antes de assumir o cargo de prefeito do Rio, queria enviar uma mensagem censurando cópias do beijo da Marvel Comics por seu conteúdo 'inadequado' para crianças e famílias. Mas a Justiça, e agora a primeira página do maior jornal do país, tornaram o romance dos Jovens Vingadores histórico", diz o Screen Rant.
O caso da tentativa de censura na Bienal do Rio ganhou repercussão internacional, com cobertura sobre o pedido do prefeito, discussões sobre homofobia no Brasil e tentativa de acompanhar o noticiário relacionado às decisões jurídicas ligadas a ele.
A tentativa de censura também teve espaço no jornal americano The New York Times. Segundo a publicação, "o ataque também provocou muita reação contra o prefeito –de organizadores de festivais, editoras, comediantes e, finalmente, as cortes brasileiras", diz.
O tom usado pelo jornal também mostra a inversão de prioridades políticas em uma cidade que enfrenta sérios problemas. "A ordem de Crivella também serviu para lembrar jornais e emissoras de TV locais de outras coisas que o prefeito poderia estar fazendo, como combater a pobreza. A taxa de desemprego local atingiu 15,3% no primeiro trimestre deste ano", diz.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.