Cenas de jovens presos e torturados no Brasil são comuns, diz jornal inglês
O caso do adolescente negro que foi despido, amordaçado e chicoteado por furtar chocolate em um supermercado na zona sul de SP ganhou repercussão internacional.
De acordo com uma reportagem publicada pelo jornal britânico The Guardian, o registro é chocante até mesmo considerando "os padrões brasileiros de racismo e crueldade".
O caso se torna relevante na perspectiva internacional por expôr duas imagens muito fortes relacionadas ao Brasil no resto do mundo: a violência e o racismo. É comum reportagens na mídia internacional destacarem o quanto negros e pobres costumam ser alvos mais frequentes dos altos índices de violência no país.
Segundo o jornal, "cenas de ladrões –geralmente jovens homens negros e adolescentes– sendo amarrados, torturados e mesmo assassinados são comuns no Brasil".
A publicação deu espaço a vozes que comparam o caso registrado em 2019 com a violência contra escravos no Brasil. "É como uma cena de séculos atrás", diz um dos entrevistados. O jornal explica ainda que a divulgação do vídeo registrando a tortura mostra o quando o racismo está enraizado no Brasil.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.