Topo
Blog do Brasilianismo

Blog do Brasilianismo

Bolsonaro tem que decidir se é um líder ou um Trump exagerado, diz analista

Daniel Buarque

15/08/2019 07h19

O Brasil vive dois momentos diferentes, um em sua política e outro na economia, diz um artigo publicado pelo jornal Miami Herald.

Enquanto a reforma da Previdência é um avanço positivo para a economia, o presidente Jair Bolsonaro gera "barulho populista, retórica polarizadora e uma série de gafes e erros", avalia Peter Schechter, produtor do podcast Altamar e ex-diretor do Centro Latino-Americano do Atlantic Council.

"Agora Bolsonaro terá que decidir que tipo de presidente quer ser. Ele parece não conseguir decidir entre ser um formulador de políticas responsável que ouve conselheiros ou um polarizador como Donald Trump mais exagerado, constantemente lançando batalhas culturais", diz o artigo.

Schechter analisa os primeiros meses de governo de Bolsonaro e indica a divisão entre o avanço da agenda econômica e o caos na política do país. Segundo ele, se Bolsonaro preferir manter a retórica polarizadora, isso pode ameaçar os avanços importantes na economia.

"Com o palco montado para as maiores reformas do Brasil na história recente, a maré é agora está a favor de Bolsonaro. Ele pode escolher guerras culturais, mas depois de uma década de estagnação, as questões econômicas inevitavelmente voltarão a tomar o centro das atenções políticas. As cortinas da presidência de Bolsonaro reabriram. Mas para que a administração acerte, terá que resolver as divisões internas de sua base."

Siga o blog Brasilianismo no Facebook para acompanhar as notícias sobre a imagem internacional do Brasil

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL

Sobre o Autor

Daniel Buarque vive em Londres, onde faz doutorado em relações internacionais pelo King's College London (em parceria com a USP). Jornalista e escritor, fez mestrado sobre a imagem internacional do país pelo Brazil Institute da mesma universidade inglesa. É autor do livro “Brazil, um país do presente - A imagem internacional do ‘país do futuro’” (Alameda Editorial) e do livreto “Brazil Now” da consultoria internacional Hall and Partners, além de outros quatro livros. Escreve regularmente para o UOL e para a Folha de S.Paulo, e trabalhou repórter do G1, do "Valor Econômico" e da própria Folha, além de ter sido editor-executivo do portal Terra e chefe de reportagem da rádio CBN em São Paulo.

Sobre o Blog

O Brasil é citado mais de 200 vezes por dia na mídia internacional. Essas reportagens e análises estrangeiras ajudam a formar o pensamento do resto do mundo a respeito do país, que tem se tornado mais conhecido e se consolidado como um ator global importante. Este blog busca compreender a imagem internacional do Brasil e a importância da reputação global do país a partir o monitoramento de tudo o que se fala sobre ele no resto do mundo, seja na mídia, na academia ou mesmo e conversas na rua. Notícias, comentários, análises, entrevistas e reportagens sobre o Brasil visto de fora.