Topo
Blog do Brasilianismo

Blog do Brasilianismo

No Monde, especialistas pedem que Macron rejeite acordo da UE com Mercosul

Daniel Buarque

25/07/2019 04h00

Um artigo assinado por um coletivo de 12 cientistas, ativistas e acadêmicos da França e publicado pelo jornal Le Monde defende que o presidente francês, Emmanuel Macron, não ratifique o acordo comercial acertado entre a União Europeia e o Mercosul. Segundo eles, a situação do Brasil é um peso contra o acordo, e a conclusão dele ameaça o ambiente e os direitos de povos indígenas do Brasil.

"Assinar e depois ratificar este acordo seria apoiar e legitimar o governo de extrema-direita do presidente Jair Bolsonaro, cujas políticas vão contra muitos dos valores que você, Sr. Macron, afirma defender", diz o artigo.

O texto diz que a democracia brasileira está em processo de desintegração progressiva. Ele critica a liberação de agrotóxicos no Brasil, que diz que pode chegar a alimentos exportados para a França, ataca o desmatamento da Amazônia e diz que povos indígenas estão sob ameaça. Além dos problemas apontados como diretamente relacionados ao acordo, o texto também destaca que cortes na educação estão gerando protestos pelo Brasil.

Segundo o artigo, "a implementação de tal acordo forneceria apoio econômico e político para o desmantelamento das políticas brasileiras de interesse geral, o desmatamento da Amazônia e o colapso da democracia".

O texto é assinado por especialistas como Hélène Cabioc'h, da Association internationale des techniciens experts et chercheurs; Bernard Dreano, do Centre d'études et d'initiatives de solidarité internationale (Cedetim); Emmanuel Poilane, do Centre de recherche et d'information pour le développement; e Celina Whitaker, Centre d'étude du développement en Amérique latine (Cedal).

Siga o blog Brasilianismo no Facebook para acompanhar as notícias sobre a imagem internacional do Brasil

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL

Sobre o Autor

Daniel Buarque vive em Londres, onde faz doutorado em relações internacionais pelo King's College London (em parceria com a USP). Jornalista e escritor, fez mestrado sobre a imagem internacional do país pelo Brazil Institute da mesma universidade inglesa. É autor do livro “Brazil, um país do presente - A imagem internacional do ‘país do futuro’” (Alameda Editorial) e do livreto “Brazil Now” da consultoria internacional Hall and Partners, além de outros quatro livros. Escreve regularmente para o UOL e para a Folha de S.Paulo, e trabalhou repórter do G1, do "Valor Econômico" e da própria Folha, além de ter sido editor-executivo do portal Terra e chefe de reportagem da rádio CBN em São Paulo.

Sobre o Blog

O Brasil é citado mais de 200 vezes por dia na mídia internacional. Essas reportagens e análises estrangeiras ajudam a formar o pensamento do resto do mundo a respeito do país, que tem se tornado mais conhecido e se consolidado como um ator global importante. Este blog busca compreender a imagem internacional do Brasil e a importância da reputação global do país a partir o monitoramento de tudo o que se fala sobre ele no resto do mundo, seja na mídia, na academia ou mesmo e conversas na rua. Notícias, comentários, análises, entrevistas e reportagens sobre o Brasil visto de fora.