Topo
Blog do Brasilianismo

Blog do Brasilianismo

Aprovação da reforma gera otimismo sobre o Brasil, diz imprensa estrangeira

Daniel Buarque

2011-07-20T19:11:01

11/07/2019 11h01

A aprovação em primeiro turno do texto principal da reforma da Previdência na Câmara foi recebida com entusiasmo pela imprensa internacional –especialmente pelos veículos voltados à economia e a investidores estrangeiros. Segundo as primeiras análises publicadas no exterior, a reforma aumenta o otimismo em relação ao Brasil.

"O tão esperado projeto de lei de reforma previdenciária do Brasil passou um obstáculo crucial na noite de quarta-feira", relata o jornal Financial Times. "Anos em planejamento, a reforma é vista como essencial para restaurar a confiança na economia brasileira, que enfrenta a perspectiva de um retorno à recessão no segundo trimestre."

Segundo a publicação, a aprovação elevou otimismo de investidores internacionais com a economia brasileira –por conta da economia que representa mas também pela perspectiva de outras reformas no futuro.

"Os investidores viram o projeto como um teste para saber se o governo do presidente Jair Bolsonaro será capaz de aprovar sua agenda econômica mais ampla de desregulamentação e privatização", explica.

A avaliação é semelhante à feita em maio pelo economista Edmund Amann, brasilianista e professor da universidade de Leiden, na Holanda, em entrevista ao blog Brasilianismo.

Na ocasião, Amann argumentou que a reforma era interpretada no resto do mundo como um teste para saber se o governo Bolsonaro tem viabilidade e se pode ser levado a sério.

"Fora do Brasil há um grau de incerteza em torno do governo de Bolsonaro em termos de tentar saber se ele vai ser capaz de resolver os problemas do país. Se ele conseguir algum progresso nesta reforma, vai parecer que ele foi bem-sucedido inicialmente, e vai ser levado a sério. As pessoas querem saber se o governo é capaz de atingir resultados positivos, se tem uma relação produtiva com o Congresso, se vai conseguir empurrar o país na direção certa. O governo vai ser mais respeitado e levado a sério, caso consiga aprovar a reforma", explicou Amann em maio deste ano.

Segundo a agência de economia Bloomberg, a aprovação da reforma na Câmara vai dar um grande impulso à economia brasileira.

"Em meio à preocupação em torno da economia do Brasil –o encolhimento das previsões de crescimento, o desemprego de dois dígitos e o aumento da dívida pública– o voto de quarta-feira na Câmara para reformar o sistema previdenciário representa um avanço significativo", diz a reportagem.

Um outro texto da agência, publicado também pelo jornal Washington Post, ressaltou que o futuro do Brasil depende dessa reforma da Previdência.

"Maior economia da América Latina, o Brasil está em uma encruzilhada. Consertar suas finanças públicas poderia abrir as portas para um ciclo virtuoso de expansão. Se isso falhar, corre o risco de cair mais fundo nas avaliações das agências de crédito e no crescimento abaixo da média. Muito depende do dispendioso sistema previdenciário do país", explica.

Sem o mesmo foco na economia, a rede árabe Al Jazeera publicou uma reportagem em inglês tratando a aprovação da reforma na Câmara como uma grande vitória do governo de Bolsonaro.

A reportagem também indicou que nem todos no país estão felizes com a reforma. "Manifestantes em várias grandes cidades brasileiras disseram que as reformas propostas prejudicam as classes trabalhadoras", diz.

Siga o blog Brasilianismo no Facebook para acompanhar as notícias sobre a imagem internacional do Brasil

Sobre o Autor

Daniel Buarque é jornalista, escritor e fez mestrado sobre a imagem internacional do país pelo Brazil Institute do King's College de Londres. É autor de cinco livros, incluindo “Brazil, um país do presente - A imagem internacional do ‘país do futuro’” (Alameda Editorial) e escreveu o livreto “Brazil Now” da consultoria internacional Hall and Partners. Nascido no Recife, escreve regularmente para o UOL e já trabalhou como editor-executivo do portal Terra, chefe de reportagem da rádio CBN, pauteiro de Mundo da Folha de S. Paulo e repórter do Valor Econômico e do G1.

Sobre o Blog

O Brasil é citado mais de 200 vezes por dia na mídia internacional. Essas reportagens e análises estrangeiras ajudam a formar o pensamento do resto do mundo a respeito do país, que tem se tornado mais conhecido e se consolidado como um ator global importante. Este blog busca compreender a imagem internacional do Brasil e a importância da reputação global do país a partir o monitoramento de tudo o que se fala sobre ele no resto do mundo, seja na mídia, na academia ou mesmo e conversas na rua. Notícias, comentários, análises, entrevistas e reportagens sobre o Brasil visto de fora.