Topo
Blog do Brasilianismo

Blog do Brasilianismo

Com pior começo de governo, Bolsonaro desanima até a direita, diz Guardian

Daniel Buarque

03/07/2019 06h44

Os primeiros seis meses de Jair Bolsonaro na Presidência foram marcados por problemas, e até mesmo eleitores de direita que ajudaram a levá-lo ao poder estão desanimados, segundo uma reportagem publicada pelo jornal britânico The Guardian.

"Notório por sua retórica bélica e raivosa, e pelo desprezo pelos direitos humanos, Bolsonaro tem sido uma figura de ódio para a esquerda brasileira. Mas um número crescente de vozes conservadoras também estão questionando sua presidência", diz o texto sobre o primeiro semestre do governo.

A reportagem lista os problemas enfrentados pelo presidente nos seus primeiros seis meses: "Protestos, escândalos, acusações de corrupção, acusações de ligações com milícias". Cita ainda as pesquisas de opinião que mostram queda na popularidade do presidente, e diz que os dados são os piores de qualquer início de governo desde a redemocratização do Brasil.

O Guardian diz, entretanto, que Bolsonaro ainda tem apoio de parte da população, e cita entrevistados que ainda defendem a eleição dele. Ainda assim, texto mostra que avaliação do governo é crítica, e que há quem tema que o fracasso do governo dê espaço para a volta da esquerda ao poder no Brasil.

"Mais da metade do Brasil agora diz que não confia no presidente", diz.

Siga o blog Brasilianismo no Facebook para acompanhar as notícias sobre a imagem internacional do Brasil

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL

Sobre o Autor

Daniel Buarque vive em Londres, onde faz doutorado em relações internacionais pelo King's College London (em parceria com a USP). Jornalista e escritor, fez mestrado sobre a imagem internacional do país pelo Brazil Institute da mesma universidade inglesa. É autor do livro “Brazil, um país do presente - A imagem internacional do ‘país do futuro’” (Alameda Editorial) e do livreto “Brazil Now” da consultoria internacional Hall and Partners, além de outros quatro livros. Escreve regularmente para o UOL e para a Folha de S.Paulo, e trabalhou repórter do G1, do "Valor Econômico" e da própria Folha, além de ter sido editor-executivo do portal Terra e chefe de reportagem da rádio CBN em São Paulo.

Sobre o Blog

O Brasil é citado mais de 200 vezes por dia na mídia internacional. Essas reportagens e análises estrangeiras ajudam a formar o pensamento do resto do mundo a respeito do país, que tem se tornado mais conhecido e se consolidado como um ator global importante. Este blog busca compreender a imagem internacional do Brasil e a importância da reputação global do país a partir o monitoramento de tudo o que se fala sobre ele no resto do mundo, seja na mídia, na academia ou mesmo e conversas na rua. Notícias, comentários, análises, entrevistas e reportagens sobre o Brasil visto de fora.