Topo
Blog do Brasilianismo

Blog do Brasilianismo

Mídia internacional: Droga em avião da FAB constrange e pressiona Bolsonaro

Daniel Buarque

27/06/2019 06h07

Por mais que o presidente Jair Bolsonaro tenha agido rapidamente para tentar separar sua imagem da prisão de um militar por tráfico de cocaína usando um avião da FAB, e tenha dito que o suspeito "não tem relação com sua equipe", a mídia internacional tem feita ampla cobertura do caso, e associado ele ao presidente. Nas reportagens publicadas pelo resto do mundo, a droga descoberta em um avião oficial constrange o presidente e coloca Bolsonaro sob pressão.

"O presidente Jair Bolsonaro do Brasil prometeu perseguir implacavelmente os traficantes de drogas. Por isso, ele foi duramente pressionado para explicar como um avião presidencial acabou levando 39 quilos de cocaína através do Atlântico durante uma viagem oficial", explica o jornal americano The New York Times.

Segundo a reportagem, a descoberta da cocaína já seria ruim o suficiente, mas "foi um constrangimento extraordinário para Bolsonaro, que exaltou a integridade e o profissionalismo das forças armadas brasileiras", diz.

"A polícia nacional da Espanha prendeu um tripulante de uma aeronave da Força Aérea Brasileira depois que agentes da alfândega descobriram cocaína durante uma parada em Sevilha, em um constrangimento internacional para Jair Bolsonaro, presidente brasileiro defensor da lei e da ordem", diz uma reportagem publicada pelo jornal de economia Financial Times.

"Entende-se que o avião estava carregando uma delegação militar encarregada de proteger o presidente brasileiro", diz o jornal britânico The Guardian. A publicação destaca que Bolsonaro tem agido em seu governo para criar penas mais duras para traficantes de drogas no Brasil, o que cria uma contradição com o caso.

O jornal francês Le Monde chamou o caso de "aerococa" e explicou que a contradição da prisão de um militar com a postura política do presidente gerou fortes críticas dentro do Brasil. O jornal chegou até mesmo a reunir memes das redes sociais que ridicularizam o presidente.

Siga o blog Brasilianismo no Facebook para acompanhar as notícias sobre a imagem internacional do Brasil

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL

Sobre o Autor

Daniel Buarque vive em Londres, onde faz doutorado em relações internacionais pelo King's College London (em parceria com a USP). Jornalista e escritor, fez mestrado sobre a imagem internacional do país pelo Brazil Institute da mesma universidade inglesa. É autor do livro “Brazil, um país do presente - A imagem internacional do ‘país do futuro’” (Alameda Editorial) e do livreto “Brazil Now” da consultoria internacional Hall and Partners, além de outros quatro livros. Escreve regularmente para o UOL e para a Folha de S.Paulo, e trabalhou repórter do G1, do "Valor Econômico" e da própria Folha, além de ter sido editor-executivo do portal Terra e chefe de reportagem da rádio CBN em São Paulo.

Sobre o Blog

O Brasil é citado mais de 200 vezes por dia na mídia internacional. Essas reportagens e análises estrangeiras ajudam a formar o pensamento do resto do mundo a respeito do país, que tem se tornado mais conhecido e se consolidado como um ator global importante. Este blog busca compreender a imagem internacional do Brasil e a importância da reputação global do país a partir o monitoramento de tudo o que se fala sobre ele no resto do mundo, seja na mídia, na academia ou mesmo e conversas na rua. Notícias, comentários, análises, entrevistas e reportagens sobre o Brasil visto de fora.