Topo
Blog do Brasilianismo

Blog do Brasilianismo

Bolsonaro 'pulverizou' Itamaraty e danificou imagem do Brasil, diz Guardian

Daniel Buarque

25/06/2019 06h30

Em seis meses de governo, o presidente Jair Bolsonaro "pulverizou" a política externa brasileira e está desfazendo o Itamaraty, uma instituição que era considerada "uma das joias" de Estado da América Latina, diz uma reportagem publicada pelo jornal britânico The Guardian.

A publicação diz que diplomatas brasileiros estão horrorizados com o processo de mudança no Ministério de Relações Exteriores sob o novo governo, e que isso ameaça tudo o que levou o Brasil a se tornar um líder na luta global contra a mudança climática e um peso pesado do soft power.

"Desde que o líder da extrema direita assumiu o cargo em janeiro, sua equipe de política externa começou a pulverizar décadas de tradição diplomática: abraçou os nacionalistas de direita, incluindo Donald Trump, Steve Bannon e o primeiro-ministro húngaro, Viktor Orbán; irritou a China e descartou sua posição de líder da crise climática; enfureceu parceiros de longa data do Oriente Médio ao abraçar Israel de Benjamin Netanyahu e ameaçar transferir a embaixada do Brasil para Jerusalém", resume o jornal.

O Guardian cita alguns dos mais renomados diplomatas do Brasil e alega que há uma frustração generalizada com a "mudança dramática" promovida pelo chanceler Ernesto Araújo.

"As queixas dos diplomatas tocam praticamente em todas as áreas da nova política externa do Brasil, desde a excessiva aproximação de Bolsonaro com Trump, até sua hostilidade à China e os danos que sua retórica causou ao soft power brasileiro", explica.

Segundo o jornal, a atuação de Bolsonaro danifica a imagem internacional do Brasil e cria uma situação na qual o país tem pouco a ganhar na sua relação com o resto do mundo.

Siga o blog Brasilianismo no Facebook para acompanhar as notícias sobre a imagem internacional do Brasil

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL

Sobre o Autor

Daniel Buarque vive em Londres, onde faz doutorado em relações internacionais pelo King's College London (em parceria com a USP). Jornalista e escritor, fez mestrado sobre a imagem internacional do país pelo Brazil Institute da mesma universidade inglesa. É autor do livro “Brazil, um país do presente - A imagem internacional do ‘país do futuro’” (Alameda Editorial) e do livreto “Brazil Now” da consultoria internacional Hall and Partners, além de outros quatro livros. Escreve regularmente para o UOL e para a Folha de S.Paulo, e trabalhou repórter do G1, do "Valor Econômico" e da própria Folha, além de ter sido editor-executivo do portal Terra e chefe de reportagem da rádio CBN em São Paulo.

Sobre o Blog

O Brasil é citado mais de 200 vezes por dia na mídia internacional. Essas reportagens e análises estrangeiras ajudam a formar o pensamento do resto do mundo a respeito do país, que tem se tornado mais conhecido e se consolidado como um ator global importante. Este blog busca compreender a imagem internacional do Brasil e a importância da reputação global do país a partir o monitoramento de tudo o que se fala sobre ele no resto do mundo, seja na mídia, na academia ou mesmo e conversas na rua. Notícias, comentários, análises, entrevistas e reportagens sobre o Brasil visto de fora.