PUBLICIDADE
Topo

Falas de Bolsonaro sobre gays e pênis dominam noticiário sobre o Brasil

Daniel Buarque

26/04/2019 13h51

Na mesma semana em que importantes notícias de política e economia dominaram a atenção nacional, o assunto relacionado ao Brasil com mais destaque na imprensa internacional nesta sexta-feira foram as polêmicas declarações do presidente sobre turismo gay e amputação de pênis.

Dezenas de veículos da mídia estrangeira publicaram reportagens sobre as falas de Bolsonaro sobre não querer que o Brasil se torne um destino do turismo gay e sobre o alerta dele sobre o alto número de amputações de pênis no país.

Ao longo do dia, os relatos sobre as falas do presidente ofuscaram a cobertura internacional sobre assuntos mais importantes da política e economia nacionais, incluindo discussões sobre a aprovação da reforma da Previdência na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara e a grande tensão entre Bolsonaro e o vice Hamilton Mourão –assuntos que vinham dominando a atenção internacional.

Segundo o jornal britânico The Guardian, a declaração de Bolsonaro sobre gays confirma sua imagem de homofóbico e pode ser interpretada como incentivo ao ódio contra a comunidade LGBT.

"As observações de Bolsonaro são o mais recente golpe contra as históricas tentativas brasileiras de construir uma reputação internacional como uma sociedade tolerante e inclusiva, bem como aos esforços para promover o Brasil como um destino acolhedor para os turistas gays", diz o jornal.

A rede BBC ressaltou que, em entrevistas anteriores, o presidente disse que "preferiria ter um filho morto do que um filho homossexual".

"O presidente brasileiro, um ex-capitão do exército, é uma figura profundamente divisiva cujas observações racistas, homofóbicas e misóginas irritaram muitos", diz a BBC.

Outra declaração do presidente que chamou atenção internacional foi o alerta sobre o alto número de amputações de pênis no Brasil.

"Presidente brasileiro diz que mil homens por ano passam por amputações de pênis por falta de água e sabão", diz o título de uma reportagem do tabloide Daily Mail.

A fala de Bolsonaro também teve destaque na rede americana Fox News e, a partir de relato de agências, até em sites de notícias do Japão e da Índia.

Siga o blog Brasilianismo no Facebook para acompanhar as notícias sobre a imagem internacional do Brasil

 

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL

Sobre o Autor

Daniel Buarque vive em Londres, onde faz doutorado em relações internacionais pelo King's College London (em parceria com a USP). Jornalista e escritor, fez mestrado sobre a imagem internacional do país pelo Brazil Institute da mesma universidade inglesa. É autor do livro “Brazil, um país do presente - A imagem internacional do ‘país do futuro’” (Alameda Editorial) e do livreto “Brazil Now” da consultoria internacional Hall and Partners, além de outros quatro livros. Escreve regularmente para o UOL e para a Folha de S.Paulo, e trabalhou repórter do G1, do "Valor Econômico" e da própria Folha, além de ter sido editor-executivo do portal Terra e chefe de reportagem da rádio CBN em São Paulo.

Sobre o Blog

O Brasil é citado mais de 200 vezes por dia na mídia internacional. Essas reportagens e análises estrangeiras ajudam a formar o pensamento do resto do mundo a respeito do país, que tem se tornado mais conhecido e se consolidado como um ator global importante. Este blog busca compreender a imagem internacional do Brasil e a importância da reputação global do país a partir o monitoramento de tudo o que se fala sobre ele no resto do mundo, seja na mídia, na academia ou mesmo e conversas na rua. Notícias, comentários, análises, entrevistas e reportagens sobre o Brasil visto de fora.