Falas de Bolsonaro sobre gays e pênis dominam noticiário sobre o Brasil
Na mesma semana em que importantes notícias de política e economia dominaram a atenção nacional, o assunto relacionado ao Brasil com mais destaque na imprensa internacional nesta sexta-feira foram as polêmicas declarações do presidente sobre turismo gay e amputação de pênis.
Dezenas de veículos da mídia estrangeira publicaram reportagens sobre as falas de Bolsonaro sobre não querer que o Brasil se torne um destino do turismo gay e sobre o alerta dele sobre o alto número de amputações de pênis no país.
Ao longo do dia, os relatos sobre as falas do presidente ofuscaram a cobertura internacional sobre assuntos mais importantes da política e economia nacionais, incluindo discussões sobre a aprovação da reforma da Previdência na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara e a grande tensão entre Bolsonaro e o vice Hamilton Mourão –assuntos que vinham dominando a atenção internacional.
Segundo o jornal britânico The Guardian, a declaração de Bolsonaro sobre gays confirma sua imagem de homofóbico e pode ser interpretada como incentivo ao ódio contra a comunidade LGBT.
"As observações de Bolsonaro são o mais recente golpe contra as históricas tentativas brasileiras de construir uma reputação internacional como uma sociedade tolerante e inclusiva, bem como aos esforços para promover o Brasil como um destino acolhedor para os turistas gays", diz o jornal.
A rede BBC ressaltou que, em entrevistas anteriores, o presidente disse que "preferiria ter um filho morto do que um filho homossexual".
"O presidente brasileiro, um ex-capitão do exército, é uma figura profundamente divisiva cujas observações racistas, homofóbicas e misóginas irritaram muitos", diz a BBC.
Outra declaração do presidente que chamou atenção internacional foi o alerta sobre o alto número de amputações de pênis no Brasil.
"Presidente brasileiro diz que mil homens por ano passam por amputações de pênis por falta de água e sabão", diz o título de uma reportagem do tabloide Daily Mail.
A fala de Bolsonaro também teve destaque na rede americana Fox News e, a partir de relato de agências, até em sites de notícias do Japão e da Índia.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.