Topo
Blog do Brasilianismo

Blog do Brasilianismo

Empolgação do Mercado com Brasil ignorou falta de consenso, diz economista

Daniel Buarque

2021-04-20T19:10:30

21/04/2019 10h30

Os desencontros entre o governo e o Congresso sobre as reformas para as finanças brasileiras criaram preocupação no Mercado, que viu o país correr o risco perder a oportunidade de dar um novo rumo a sua economia. Segundo a avaliação do economista argentino Ricardo Arriazu, que publicou um artigo sobre o país no jornal Clarín, a empolgação inicial do Mercado com a eleição de Jair Bolsonaro ignorou as dificuldades que seriam encontradas para levar adiante reformas no país.

Arriazu traça o histórico recente das economias do Brasil e da Argentina, comparando os dois países e sua evolução desde os anos 1980. "Em um mundo globalizado, a evolução econômica e política dos principais sócios comerciais é sempre um fator importante; no nosso caso, o que acontece no Brasil sempre nos afeta", diz.

Ele se debruça sobre as movimentações políticas e econômicas no Brasil desde o ano passado, com a eleição de Jair Bolsonaro, e diz que a indicação de Paulo Guedes para gerir a economia gerou expectativas positivas no Mercado.

"As reformas a que aspiram (encolhimento do Estado, reforma da Previdência, simplificação tributária, redução drástica do déficit fiscal, privatizações, programas sociais, abertura comercial externa, renegociação do Mercosul e alcance de acordos de livre comércio com outras regiões, melhoras de produtividade, etc.) entusiasmaram os Mercados e se refletiram em reduções no chamado 'risco país' e em forte alta do valor das ações", explica.

Após três meses, entretanto, o governo encontrou dificuldades, as reformas perderam força, e os investidores internacionais reagiram com desânimo.

"Os mercados reagiram com decepção, sem perceber que seu entusiasmo inicial não contemplava os árduos, necessários e inevitáveis debates que ocorreriam. O Brasil tem uma grande oportunidade, mas, se não conseguir um amplo consenso sobre as reformas, será difícil aproveitá-lo."

Siga o blog Brasilianismo no Facebook para acompanhar as notícias sobre a imagem internacional do Brasil

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL

Sobre o Autor

Daniel Buarque é jornalista, escritor e fez mestrado sobre a imagem internacional do país pelo Brazil Institute do King's College de Londres. É autor de cinco livros, incluindo “Brazil, um país do presente - A imagem internacional do ‘país do futuro’” (Alameda Editorial) e escreveu o livreto “Brazil Now” da consultoria internacional Hall and Partners. Nascido no Recife, escreve regularmente para o UOL e já trabalhou como editor-executivo do portal Terra, chefe de reportagem da rádio CBN, pauteiro de Mundo da Folha de S. Paulo e repórter do Valor Econômico e do G1.

Sobre o Blog

O Brasil é citado mais de 200 vezes por dia na mídia internacional. Essas reportagens e análises estrangeiras ajudam a formar o pensamento do resto do mundo a respeito do país, que tem se tornado mais conhecido e se consolidado como um ator global importante. Este blog busca compreender a imagem internacional do Brasil e a importância da reputação global do país a partir o monitoramento de tudo o que se fala sobre ele no resto do mundo, seja na mídia, na academia ou mesmo e conversas na rua. Notícias, comentários, análises, entrevistas e reportagens sobre o Brasil visto de fora.