PUBLICIDADE
Topo

Em editorial, Le Monde diz que Bolsonaro não tem ideia sobre como governar

Daniel Buarque

13/04/2019 12h17

Um editorial publicado nesta semana pelo jornal francês Le Monde diz que os brasileiros levaram menos de cem dias para perceber que Jair Bolsonaro não é "o tão esperado 'salvador da pátria"'. Segundo o texto, após três meses do novo governo, o presidente parece não ter noção sobre as suas responsabilidades ou ideias sobre como governar, "se dirigindo a seu eleitorado mais radical e esquecendo o resto do país".

O jornal destaca a queda da popularidade de Bolsonaro em pesquisas de opinião e a dificuldade em reerguer a economia problemática do país, e diz que o governo tem muitos desafios à sua frente.

"Depois de trinta anos como deputado, onde se tornou mais conhecido por sua grosseria e provocações do que por seu trabalho legislativo, Bolsonaro não parece ter noção das suas responsabilidades. Longe de unir um país fraturado desde o impeachment de Dilma Rousseff em 2016, o chefe de Estado se comportou ao longo das semanas como se ainda estivesse em campanha", diz o jornal.

O Monde volta a ressaltar as comparações entre Bolsonaro e o presidente norte-americano, Donald Trump, mas explica que Trump tem bons números da economia dos EUA a seu favor, o que não acontece no caso do brasileiro. No Brasil, as esperanças da comunidade empresarial por uma recuperação rápida da economia se desfizeram, diz.

Segundo o jornal francês, Bolsonaro está sabotando sua própria política. "Na educação, no meio ambiente ou na luta contra a corrupção, o fiasco é igualmente óbvio. Além de uma ideologia obsoleta e tóxica em certos aspectos, Jair Bolsonaro dá a impressão de não ter ideias sobre a maneira concreta de governar o país", diz.

Siga o blog Brasilianismo no Facebook para acompanhar as notícias sobre a imagem internacional do Brasil

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL

Sobre o Autor

Daniel Buarque vive em Londres, onde faz doutorado em relações internacionais pelo King's College London (em parceria com a USP). Jornalista e escritor, fez mestrado sobre a imagem internacional do país pelo Brazil Institute da mesma universidade inglesa. É autor do livro “Brazil, um país do presente - A imagem internacional do ‘país do futuro’” (Alameda Editorial) e do livreto “Brazil Now” da consultoria internacional Hall and Partners, além de outros quatro livros. Escreve regularmente para o UOL e para a Folha de S.Paulo, e trabalhou repórter do G1, do "Valor Econômico" e da própria Folha, além de ter sido editor-executivo do portal Terra e chefe de reportagem da rádio CBN em São Paulo.

Sobre o Blog

O Brasil é citado mais de 200 vezes por dia na mídia internacional. Essas reportagens e análises estrangeiras ajudam a formar o pensamento do resto do mundo a respeito do país, que tem se tornado mais conhecido e se consolidado como um ator global importante. Este blog busca compreender a imagem internacional do Brasil e a importância da reputação global do país a partir o monitoramento de tudo o que se fala sobre ele no resto do mundo, seja na mídia, na academia ou mesmo e conversas na rua. Notícias, comentários, análises, entrevistas e reportagens sobre o Brasil visto de fora.