Topo
Blog do Brasilianismo

Blog do Brasilianismo

Prisão de Temer era esperada desde fim do governo, diz imprensa estrangeira

Daniel Buarque

2021-03-20T19:12:20

21/03/2019 12h20

Menos de uma hora após a publicação da notícia no Brasil, a prisão do ex-presidente Michel Temer já tinha destaque em vários veículos da imprensa internacional, com alertas de "breaking news" em sites como o do jornal britânico The Independent e da rede árabe Al Jazeera.

Segundo reportagem publicada no jornal inglês The Guardian, a prisão de Temer era esperada desde que ele deixou o governo, já que ele não teria mais proteções legais garantidas pelo cargo.

"Enquanto ele era presidente, Temer foi acusado de uma série de crimes, incluindo corrupção, extorsão e obstrução da justiça, mas conseguiu evitar procedimentos de impeachment graças a suas alianças no Congresso", explica o jornal.

A publicação ressalta ainda que o ex-presidente assumiu o poder após o impeachment de Dilma Rousseff, que o acusou de "conspirar" contra ela.

A rede BBC diz que a polícia brasileira tentava encontrar o ex-presidente desde a quarta-feira, mas que ele só foi preso ontem. A reportagem também destaca que Temer nega participação em qualquer irregularidade.

Segundo o Guardian, a insatisfação com a corrupção no Brasil ajudou a impulsionar a candidatura de Jair Bolsonaro, que foi eleito no ano passado para assumir depois de Temer.

Siga o blog Brasilianismo no Facebook para acompanhar as notícias sobre a imagem internacional do Brasil

Sobre o Autor

Daniel Buarque é jornalista, escritor e fez mestrado sobre a imagem internacional do país pelo Brazil Institute do King's College de Londres. É autor de cinco livros, incluindo “Brazil, um país do presente - A imagem internacional do ‘país do futuro’” (Alameda Editorial) e escreveu o livreto “Brazil Now” da consultoria internacional Hall and Partners. Nascido no Recife, escreve regularmente para o UOL e já trabalhou como editor-executivo do portal Terra, chefe de reportagem da rádio CBN, pauteiro de Mundo da Folha de S. Paulo e repórter do Valor Econômico e do G1.

Sobre o Blog

O Brasil é citado mais de 200 vezes por dia na mídia internacional. Essas reportagens e análises estrangeiras ajudam a formar o pensamento do resto do mundo a respeito do país, que tem se tornado mais conhecido e se consolidado como um ator global importante. Este blog busca compreender a imagem internacional do Brasil e a importância da reputação global do país a partir o monitoramento de tudo o que se fala sobre ele no resto do mundo, seja na mídia, na academia ou mesmo e conversas na rua. Notícias, comentários, análises, entrevistas e reportagens sobre o Brasil visto de fora.