Topo
Blog do Brasilianismo

Blog do Brasilianismo

Após polêmicas, The Economist chama Bolsonaro de 'mestre das redes sociais'

Daniel Buarque

2014-03-20T19:16:14

14/03/2019 16h14

Jair Bolsonaro é "um mestre das redes sociais", diz o título de uma reportagem publicada nesta semana pela revista The Economist.

Apesar de parecer um elogio, a publicação também faz uma avaliação crítica da presença do presidente nas redes, que chama de "palanque digital de bullying". A reportagem trata das polêmicas envolvendo a atuação do presidente no Twitter e no Facebook nas últimas semanas e diz que "postagens explosivas atrasaram a séria questão da reforma da Previdência e da luta contra o crime e a corrupção".

Um dos problemas, segundo a publicação, é que Bolsonaro usa redes sociais mais para agradar seus seguidores do que para esclarecê-los. "A questão é saber se ele pode ou vai usar isso para promover os programas mais importantes de seu governo", avalia.

"Ao contrário de presidentes anteriores, ele não tem uma grande coalizão mantida por dinheiro público (embora o governo tenha oferecido recentemente R$ 1 bilhão para projetos de congressistas). Para avançar sua agenda, ele precisa reunir cidadãos comuns mais do que seus antecessores."

Siga o blog Brasilianismo no Facebook para acompanhar as notícias sobre a imagem internacional do Brasil

Sobre o Autor

Daniel Buarque é jornalista, escritor e fez mestrado sobre a imagem internacional do país pelo Brazil Institute do King's College de Londres. É autor de cinco livros, incluindo “Brazil, um país do presente - A imagem internacional do ‘país do futuro’” (Alameda Editorial) e escreveu o livreto “Brazil Now” da consultoria internacional Hall and Partners. Nascido no Recife, escreve regularmente para o UOL e já trabalhou como editor-executivo do portal Terra, chefe de reportagem da rádio CBN, pauteiro de Mundo da Folha de S. Paulo e repórter do Valor Econômico e do G1.

Sobre o Blog

O Brasil é citado mais de 200 vezes por dia na mídia internacional. Essas reportagens e análises estrangeiras ajudam a formar o pensamento do resto do mundo a respeito do país, que tem se tornado mais conhecido e se consolidado como um ator global importante. Este blog busca compreender a imagem internacional do Brasil e a importância da reputação global do país a partir o monitoramento de tudo o que se fala sobre ele no resto do mundo, seja na mídia, na academia ou mesmo e conversas na rua. Notícias, comentários, análises, entrevistas e reportagens sobre o Brasil visto de fora.