Topo
Blog do Brasilianismo

Blog do Brasilianismo

Oposição a Bolsonaro se inspira em movimento anti-Trump, segundo revista

Daniel Buarque

19/12/2018 06h29

Enquanto o governo de Jair Bolsonaro se prepara para assumir o poder no Brasil se inspirando no presidente americano, Donald Trump, a oposição também olha para os EUA para se preparar para combater o novo governo, segundo um artigo publicado na revista americana Americas Quarterly.

"Muitos críticos começaram a estudar seriamente a política dos EUA para descobrir o que podem aprender com seus colegas norte-americanos quando se trata de proteger a democracia e resistir a um líder populista com instintos autoritários", diz o artigo, assinado pelo professor de relações internacionais da FGV Oliver Stuenkel.

O texto avalia como a imprensa brasileira tem observado o comportamento da mídia americana sob Trump, e diz que mesmo políticos estão atentos às estrategias usadas pela oposição americana nas eleições legislativas recentes.

Segundo Stuenkel, entretanto, por mais interessante que seja analisar o caso americano, é importante ter noção sobre as grandes diferenças entre os dois países e entre os presidentes que geram preocupação neles.

"Em primeiro lugar, a retórica anti-democrática de Bolsonaro tem sido muito mais radical desde o início", diz, lembrando que o presidente eleito prometeu banir opositores. "Além disso, permanece duvidoso que as instituições brasileiras, a mídia e a sociedade civil possam restringir os instintos autoritários de Bolsonaro", complementa.

Stuenkel ressalta, entretanto, que é preciso lembrar que os EUA terão uma importante eleição daqui a dois anos, e que a aproximação do governo de Bolsonaro a Trump pode se tornar um problema caso o presidente americano não seja reeleito.

Siga o blog Brasilianismo no Facebook para acompanhar as notícias sobre a imagem internacional do Brasil

Sobre o Autor

Daniel Buarque é jornalista, escritor e fez mestrado sobre a imagem internacional do país pelo Brazil Institute do King's College de Londres. É autor de cinco livros, incluindo “Brazil, um país do presente - A imagem internacional do ‘país do futuro’” (Alameda Editorial) e escreveu o livreto “Brazil Now” da consultoria internacional Hall and Partners. Nascido no Recife, escreve regularmente para o UOL e já trabalhou como editor-executivo do portal Terra, chefe de reportagem da rádio CBN, pauteiro de Mundo da Folha de S. Paulo e repórter do Valor Econômico e do G1.

Sobre o Blog

O Brasil é citado mais de 200 vezes por dia na mídia internacional. Essas reportagens e análises estrangeiras ajudam a formar o pensamento do resto do mundo a respeito do país, que tem se tornado mais conhecido e se consolidado como um ator global importante. Este blog busca compreender a imagem internacional do Brasil e a importância da reputação global do país a partir o monitoramento de tudo o que se fala sobre ele no resto do mundo, seja na mídia, na academia ou mesmo e conversas na rua. Notícias, comentários, análises, entrevistas e reportagens sobre o Brasil visto de fora.