Topo

Blog do Brasilianismo

Caso João de Deus é visto no exterior como versão local do movimento #MeToo

Daniel Buarque

16/12/2018 13h51

A investigação sobre as acusações de abuso sexual do médium João Teixeira de Faria, conhecido como João de Deus, ganhou grande repercussão internacional. Ao longo das últimas semanas o caso se tornou notícia de destaque nos principais veículos da imprensa estrangeira, e vem sendo tratado como uma versão brasileira do movimento #MeToo, que desde o ano passado levou a centenas de denúncias de assédio e abuso sexual em vários países, mas que havia tido pouca força na América Latina até agora.

"João de Deus atendeu os presidentes brasileiros Luiz Inácio Lula da Silva, Dilma Rousseff e Michel Temer, pop stars e celebridades. Mas em entrevistas na televisão quatro mulheres o acusaram de abuso sexual –e então as comportas se abriram: os promotores já receberam mais de 200 reclamações semelhantes", dizia uma reportagem do jornal britânico The Guardian sobre o caso, no meio da semana passada.

"Na sexta-feira à noite, promotores públicos do estado de Goiás haviam recebido 335 denúncias desde que as primeiras acusações contra ele se tornaram públicas. Mulheres, adolescentes e até crianças –incluindo sua própria filha– estão entre as supostas vítimas do médium. As acusações representam a primeira vez que uma conhecida figura pública masculina enfrenta investigações no Brasil por acusações de abuso sexual desde o início da era #MeToo. Ex-pacientes de todo o Brasil, bem como dos EUA, Alemanha e Austrália entraram em contato com as autoridades", complementa a agência de economia Bloomberg.

O jornal americano The New York Times ressalta de milhares de brasileiros e estrangeiros viajavam até a pequena cidade de Abadiânia após ouvir relatos sobre o curador milagroso, mas que mais recentemente o médium foi acusado de ser um abusador sexual em série, que atacava pacientes vulneráveis durante consultas que deveriam tratar da cura desses pacientes.

"Seus relatos derrubaram a imagem de Faria, cuja fama mundial explodiu depois que Oprah Winfrey divulgou um perfil dele em 2010 e depois o entrevistou durante uma visita a seu centro em 2012. Enquanto os promotores analisam uma pilha crescente de declarações de vítimas, Faria parece se tornar o primeiro grande alvo brasileira do movimento #MeToo, que até agora reverberou relativamente pouco no maior país da América Latina", diz o Times.

João de Deus é suspeito de ter abusado sexualmente de mulheres durante os atendimentos espirituais que realizava na cidade de Abadiânia (GO). Ele nega as acusações. Até a tarde deste domingo (16), João de Deus é considerado foragido depois de não se apresentar à Justiça. Seu nome deve ser incluído na lista de procurados da Interpol. Com isso, ele poderá ser preso por qualquer autoridade policial brasileira ou estrangeira, caso saia do país.

Siga o blog Brasilianismo no Facebook para acompanhar as notícias sobre a imagem internacional do Brasil

Sobre o Autor

Daniel Buarque vive em Londres, onde faz doutorado em relações internacionais pelo King's College London (em parceria com a USP). Jornalista e escritor, fez mestrado sobre a imagem internacional do país pelo Brazil Institute da mesma universidade inglesa. É autor do livro “Brazil, um país do presente - A imagem internacional do ‘país do futuro’” (Alameda Editorial) e do livreto “Brazil Now” da consultoria internacional Hall and Partners, além de outros quatro livros. Escreve regularmente para o UOL e para a Folha de S.Paulo, e trabalhou repórter do G1, do "Valor Econômico" e da própria Folha, além de ter sido editor-executivo do portal Terra e chefe de reportagem da rádio CBN em São Paulo.

Sobre o Blog

O Brasil é citado mais de 200 vezes por dia na mídia internacional. Essas reportagens e análises estrangeiras ajudam a formar o pensamento do resto do mundo a respeito do país, que tem se tornado mais conhecido e se consolidado como um ator global importante. Este blog busca compreender a imagem internacional do Brasil e a importância da reputação global do país a partir o monitoramento de tudo o que se fala sobre ele no resto do mundo, seja na mídia, na academia ou mesmo e conversas na rua. Notícias, comentários, análises, entrevistas e reportagens sobre o Brasil visto de fora.

Blog Brasilianismo