PUBLICIDADE
Topo

Em editorial, 'Le Monde' diz que eleição no Brasil trouxe passado de volta

Daniel Buarque

29/10/2018 09h25

"O Brasil acaba de eleger um presidente racista, sexista, homofóbico e defensor da tortura", diz o começo de um editorial publicado nesta segunda-feira pelo jornal francês "Le Monde", sobre a escolha de Jair Bolsonaro para governar o país a partir de janeiro.

Na opinião da publicação, o resultado da eleição indica que o Brasil se juntou a uma lista de países recentemente sacudidos pelo populismo nacionalista.

"O percurso do futuro presidente não deixa nenhuma ambiguidade sobre o seu extremismo", diz o jornal, que lista discursos radicais de Bolsonaro, como a declaração de que a ditadura deveria ter deixado uma quantidade ainda maior de mortos.

"Bolsonaro é, de longe, o mais extremista chefe de Estado de direita eleito na história recente da América Latina", avalia.

Segundo o "Monde", a campanha eleitoral de 2018, em vez de revigorar a democracia brasileira, acentuou seus problemas.

"Para o Brasil, a Amazônia e o planeta, trata-se de um inquietante retorno do passado."

Siga o blog Brasilianismo no Facebook para acompanhar as notícias sobre a imagem internacional do Brasil

Sobre o Autor

Daniel Buarque vive em Londres, onde faz doutorado em relações internacionais pelo King's College London (em parceria com a USP). Jornalista e escritor, fez mestrado sobre a imagem internacional do país pelo Brazil Institute da mesma universidade inglesa. É autor do livro “Brazil, um país do presente - A imagem internacional do ‘país do futuro’” (Alameda Editorial) e do livreto “Brazil Now” da consultoria internacional Hall and Partners, além de outros quatro livros. Escreve regularmente para o UOL e para a Folha de S.Paulo, e trabalhou repórter do G1, do "Valor Econômico" e da própria Folha, além de ter sido editor-executivo do portal Terra e chefe de reportagem da rádio CBN em São Paulo.

Sobre o Blog

O Brasil é citado mais de 200 vezes por dia na mídia internacional. Essas reportagens e análises estrangeiras ajudam a formar o pensamento do resto do mundo a respeito do país, que tem se tornado mais conhecido e se consolidado como um ator global importante. Este blog busca compreender a imagem internacional do Brasil e a importância da reputação global do país a partir o monitoramento de tudo o que se fala sobre ele no resto do mundo, seja na mídia, na academia ou mesmo e conversas na rua. Notícias, comentários, análises, entrevistas e reportagens sobre o Brasil visto de fora.