Topo

Blog do Brasilianismo

Para editor americano, Bolsonaro é herdeiro de tradição autoritária no país

Daniel Buarque

05/10/2018 05h47

A ascensão de Jair Bolsonaro e sua liderança nas pesquisas de intenção de voto para presidente não deveriam ser uma surpresa, segundo o editor da revista "Americas Quarterly", Brian Winter. "Isso já aconteceu muitas vezes antes", explica, citando o histórico de governos autoritários no país.

Em um artigo publicado no site da revista, Winter explica que o candidato do PSL é herdeiro de uma longa tradição de "soldados no poder" no Brasil, e que a chegada dele à presidência "seria um governo militar em muitos sentidos".

O texto avalia a história do país e diz que até 1985 os militares detinham ou dividiam o poder no país. "A maioria de nós achou que esses dias haviam terminado com o fim da Guerra Fria", continua, mas a crise e o medo de um governo de esquerda "levaram muitos no país a gritar por ordem mais uma vez".

Apesar de muitos criticarem Bolsonaro como uma ameaça de volta ao autoritarismo, a avaliação de Winter indica que o candidato é um sintoma mais amplo dessa forma como o Brasil lida com política, registrando pouco apego à democracia. "Se ele vencer, há sinais de que o que virá será um regime vingativo e cruel", diz. Mas, "mesmo que Bolsonaro perca, este lado do Brasil que acordou parece ter vindo para ficar", avalia.

O contexto político e histórico do Brasil e sua tendência pouco democrática têm sido analisados por Winter há vários meses. Em entrevista ao blog Brasilianismo no fim de 2016, ele disse que "os mesmos fatores que criaram o fenômeno Donald Trump estão presentes no Brasil. Exceto que, no Brasil, as coisas estão bem piores".

Vice-presidente da Americas Society/Council of the Americas, Winter foi correspondente internacional no Brasil, no México e na Argentina por dez anos e escreveu livros como "Why Soccer Matters" (Por que o futebol importa), "The Accidental President of Brazil" (O presidente acidental do Brasil), escrito com o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, "No Lost Causes" (Sem causas perdidas), com o ex-presidente colombiano Álvaro Uribe e "Long After Midnight" (Muito depois da meia noite).

Siga o blog Brasilianismo no Facebook para acompanhar as notícias sobre a imagem internacional do Brasil

Sobre o Autor

Daniel Buarque vive em Londres, onde faz doutorado em relações internacionais pelo King's College London (em parceria com a USP). Jornalista e escritor, fez mestrado sobre a imagem internacional do país pelo Brazil Institute da mesma universidade inglesa. É autor do livro “Brazil, um país do presente - A imagem internacional do ‘país do futuro’” (Alameda Editorial) e do livreto “Brazil Now” da consultoria internacional Hall and Partners, além de outros quatro livros. Escreve regularmente para o UOL e para a Folha de S.Paulo, e trabalhou repórter do G1, do "Valor Econômico" e da própria Folha, além de ter sido editor-executivo do portal Terra e chefe de reportagem da rádio CBN em São Paulo.

Sobre o Blog

O Brasil é citado mais de 200 vezes por dia na mídia internacional. Essas reportagens e análises estrangeiras ajudam a formar o pensamento do resto do mundo a respeito do país, que tem se tornado mais conhecido e se consolidado como um ator global importante. Este blog busca compreender a imagem internacional do Brasil e a importância da reputação global do país a partir o monitoramento de tudo o que se fala sobre ele no resto do mundo, seja na mídia, na academia ou mesmo e conversas na rua. Notícias, comentários, análises, entrevistas e reportagens sobre o Brasil visto de fora.

Blog Brasilianismo