Topo
Blog do Brasilianismo

Blog do Brasilianismo

Violência e clima de guerra influenciam eleições no Brasil, diz 'Guardian'

Daniel Buarque

04/10/2018 12h32

O Brasil está em guerra, diz o título de uma reportagem do jornal britânico "The Guardian" sobre a violência no país e a influência do alto número de homicídios no país na eleição presidencial de domingo.

"A maior democracia da América Latina sofreu um recorde de 63.880 homicídios no ano passado e o fenômeno está levando alguns a apoiarem as políticas duras do candidato Jair Bolsonaro", explica.

Segundo a publicação, muitos dos seguidores de Bolsonaro citam a questão da segurança como principal razão para apoiar o candidato que prometeu resolver a questão de forma simples, incluindo a liberação de armas. Ainda assim, continua, "muitos estão horrorizados com a ascensão do populista conhecido por suas declarações incendiárias sobre mulheres, negros, comunidades indígenas, direitos humanos e comunidade LGBT".

Especialistas em segurança ouvidos pelo jornal inglês, entretanto, avaliam que Bolsonaro e os outros candidatos à Presidência "falam grosso" sobre o crime e suas causas, mas não ofereceram até agora propostas reais para lidar com o crescimento da violência no país.

Siga o blog Brasilianismo no Facebook para acompanhar as notícias sobre a imagem internacional do Brasil

Sobre o Autor

Daniel Buarque é jornalista, escritor e fez mestrado sobre a imagem internacional do país pelo Brazil Institute do King's College de Londres. É autor de cinco livros, incluindo “Brazil, um país do presente - A imagem internacional do ‘país do futuro’” (Alameda Editorial) e escreveu o livreto “Brazil Now” da consultoria internacional Hall and Partners. Nascido no Recife, escreve regularmente para o UOL e já trabalhou como editor-executivo do portal Terra, chefe de reportagem da rádio CBN, pauteiro de Mundo da Folha de S. Paulo e repórter do Valor Econômico e do G1.

Sobre o Blog

O Brasil é citado mais de 200 vezes por dia na mídia internacional. Essas reportagens e análises estrangeiras ajudam a formar o pensamento do resto do mundo a respeito do país, que tem se tornado mais conhecido e se consolidado como um ator global importante. Este blog busca compreender a imagem internacional do Brasil e a importância da reputação global do país a partir o monitoramento de tudo o que se fala sobre ele no resto do mundo, seja na mídia, na academia ou mesmo e conversas na rua. Notícias, comentários, análises, entrevistas e reportagens sobre o Brasil visto de fora.