Topo

Blog do Brasilianismo

Na mídia estrangeira, disputa eleitoral começa realmente após saída de Lula

Daniel Buarque

12/09/2018 05h43

Esperado há semanas, o anúncio da desistência da candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva à Presidência do Brasil foi visto no exterior como o verdadeiro começo da campanha eleitoral no país.

Esta ideia estava explícita no título da reportagem da agência Associated Press, publicada por veículos como o jornal "Washington Post" e a rede de TV ABC: "Corrida no Brasil começa a sério com Lula fora da chapa do partido".

Logo após o anúncio oficial da troca de candidato a presidente pelo PT, jornais internacionais como o "Wall Street Journal", "The Guardian" e outros destacaram que, Lula "saiu do caminho", "abandonou a corrida", "jogou a toalha".

Em quase todas as reportagens, a mídia estrangeira relembrou a tentativa de candidatura de Lula, condenado por corrupção, mas preferido da maioria dos eleitores, segundo pesquisas de intenção de voto. A grande dúvida a partir de agora é sobre a capacidade dele de repassar seus votos a Haddad em menos de um mês.

O ex-prefeito de São Paulo também teve sua carreira política analisada pelos imprensa internacional. Segundo o "Financial Times", Haddad é visto como um moderado, e tem se encontrado com investidores internacionais, mas o mercado tem uma grande rejeição à política econômica do PT.

"Advogado, economista e filósofo de São Paulo com pouco reconhecimento eleitoral fora do sul mais rico do Brasil, Haddad está entrando nas eleições mais imprevisíveis do país desde o retorno da democracia há mais de três décadas", diz o jornal.

Siga o blog Brasilianismo no Facebook para acompanhar as notícias sobre a imagem internacional do Brasil

Sobre o Autor

Daniel Buarque vive em Londres, onde faz doutorado em relações internacionais pelo King's College London (em parceria com a USP). Jornalista e escritor, fez mestrado sobre a imagem internacional do país pelo Brazil Institute da mesma universidade inglesa. É autor do livro “Brazil, um país do presente - A imagem internacional do ‘país do futuro’” (Alameda Editorial) e do livreto “Brazil Now” da consultoria internacional Hall and Partners, além de outros quatro livros. Escreve regularmente para o UOL e para a Folha de S.Paulo, e trabalhou repórter do G1, do "Valor Econômico" e da própria Folha, além de ter sido editor-executivo do portal Terra e chefe de reportagem da rádio CBN em São Paulo.

Sobre o Blog

O Brasil é citado mais de 200 vezes por dia na mídia internacional. Essas reportagens e análises estrangeiras ajudam a formar o pensamento do resto do mundo a respeito do país, que tem se tornado mais conhecido e se consolidado como um ator global importante. Este blog busca compreender a imagem internacional do Brasil e a importância da reputação global do país a partir o monitoramento de tudo o que se fala sobre ele no resto do mundo, seja na mídia, na academia ou mesmo e conversas na rua. Notícias, comentários, análises, entrevistas e reportagens sobre o Brasil visto de fora.

Blog Brasilianismo