Topo

Blog do Brasilianismo

Violência no Brasil impulsiona mortes por armas de fogo em todo o mundo

Daniel Buarque

29/08/2018 06h02

Já com má fama internacional por ser um dos lugares mais violentos do mundo, com recorde de homicídios, o Brasil voltou a ganhar destaque negativo na imprensa do resto do mundo nesta semana depois que um estudo global sobre mortes ligadas a armas de fogo apontou o país como líder de casos deste tipo no planeta.

"O Brasil teve o maior número de mortes relacionadas a armas de fogo em 2016, com 43.200 casos", diz a reportagem publicada pelo "US News & World Report" sobre a pesquisa do Journal of the American Medical Association. O site americano até ilustrou a reportagem com uma foto de armas apreendidas pela polícia brasileira.

Segundo o levantamento, que registrou o aumento da violência no mundo, 251 mil morreram devido a ferimentos por arma de fogo em 2016 –o número de mortes por armas desde 1990 é maior do que o de pessoas mortas em guerras no mesmo período.

A pesquisa aponta que, além do Brasil, Estados Unidos, México, Colômbia, Venezuela e Guatemala têm dados muito altos, totalizando 50,5% das por armas. O Brasil sozinho registrou mais de 17% das mortes por armas no mundo, ampliando o total global de mortes deste tipo.

O estudo "Global Mortality From Firearms, 1990-2016", realizado pela Universidade de Washington, avaliou o impacto da violência por armas de fogo em todo o mundo e indica que homicídios são os casos que mais comuns de mortes por armas. Ao estimar o impacto da violência deste tipo, o trabalho visa guiar políticas de prevenção da violência.

Segundo o estudo, leis para controlar o porte de armas no Brasil podem ter ajudado o país a não ter um número ainda maior de mortes por armas neste século.

A análise histórica de dados deste tipo, e o uso de informações de 2016 deixaram de lado, entretanto, o aumento mais recente da violência no Brasil, com dois recordes seguidos em números de homicídios. Apesar de armas de fogo não serem as únicas formas de assassinatos no Brasil, o dado de 2016 usado na pesquisa inclui cerca de 20 mil mortes a menos do que os 63 mil homicídios registrados no Brasil no ano passado.

Conforme análise publicada neste blog Brasilianismo no início de agosto, a divulgação internacional sobre a quantidade assustadora de homicídios registrados no Brasil consolida reputação do país como um lugar marcado pela violência. A repercussão desse lado nefasto da imagem do Brasil pode ser vista como uma das responsáveis pela piora na percepção externa do país nos últimos anos.

Siga o blog Brasilianismo no Facebook para acompanhar as notícias sobre a imagem internacional do Brasil

Sobre o Autor

Daniel Buarque vive em Londres, onde faz doutorado em relações internacionais pelo King's College London (em parceria com a USP). Jornalista e escritor, fez mestrado sobre a imagem internacional do país pelo Brazil Institute da mesma universidade inglesa. É autor do livro “Brazil, um país do presente - A imagem internacional do ‘país do futuro’” (Alameda Editorial) e do livreto “Brazil Now” da consultoria internacional Hall and Partners, além de outros quatro livros. Escreve regularmente para o UOL e para a Folha de S.Paulo, e trabalhou repórter do G1, do "Valor Econômico" e da própria Folha, além de ter sido editor-executivo do portal Terra e chefe de reportagem da rádio CBN em São Paulo.

Sobre o Blog

O Brasil é citado mais de 200 vezes por dia na mídia internacional. Essas reportagens e análises estrangeiras ajudam a formar o pensamento do resto do mundo a respeito do país, que tem se tornado mais conhecido e se consolidado como um ator global importante. Este blog busca compreender a imagem internacional do Brasil e a importância da reputação global do país a partir o monitoramento de tudo o que se fala sobre ele no resto do mundo, seja na mídia, na academia ou mesmo e conversas na rua. Notícias, comentários, análises, entrevistas e reportagens sobre o Brasil visto de fora.

Blog Brasilianismo