Topo

Blog do Brasilianismo

ONG internacional de direitos humanos defende descriminalização do aborto

Daniel Buarque

01/08/2018 06h12

O título do texto e vídeo publicados no site da ONG internacional Human Rights Watch é bem direto ao tratar de uma das pautas mais polêmicas no Supremo Tribunal Federal nesta semana: "Brasil: Descriminalize o aborto", defende a HRW, em tom de manifesto.

"A legislação brasileira sobre aborto é incompatível com as obrigações de direitos humanos do país", diz o texto.

A descriminalização do aborto volta à pauta do STF nesta semana, com audiências públicas comandadas pela ministra Rosa Weber, em processo no qual o PSOL pede que seja permitida em todo o país a realização do aborto até a 12ª semana de gravidez, por decisão da gestante e sem a necessidade de nenhum tipo de autorização legal.

A HRW participará da audiência pública e anunciou que pedirá ao STF que considere as obrigações do Brasil sob o direito internacional para chegar a sua decisão. Segundo José Miguel Vivanco, diretor da divisão das Américas da HRW, ação no STF está sendo vista como uma oportunidade para oferecer às mulheres e meninas no Brasil mais escolhas reprodutivas.

"Nenhuma mulher ou menina deve ser forçada a escolher entre continuar uma gravidez contra sua vontade e arriscar sua saúde, vida e liberdade para fazer um aborto clandestino", disse, no texto divulgado pela ONG.

Segundo a HRW, organismos da ONU determinaram que negar o acesso de mulheres e meninas ao aborto é uma forma de discriminação que coloca em risco uma série de direitos humanos, incluindo os direitos à vida; à saúde; à liberdade de tratamento cruel, desumano e degradante; à não-discriminação e igualdade; à privacidade; à informação; e à liberdade para decidir o número e o intervalo entre crianças.

Siga o blog Brasilianismo no Facebook para acompanhar as notícias sobre a imagem internacional do Brasil

Sobre o Autor

Daniel Buarque vive em Londres, onde faz doutorado em relações internacionais pelo King's College London (em parceria com a USP). Jornalista e escritor, fez mestrado sobre a imagem internacional do país pelo Brazil Institute da mesma universidade inglesa. É autor do livro “Brazil, um país do presente - A imagem internacional do ‘país do futuro’” (Alameda Editorial) e do livreto “Brazil Now” da consultoria internacional Hall and Partners, além de outros quatro livros. Escreve regularmente para o UOL e para a Folha de S.Paulo, e trabalhou repórter do G1, do "Valor Econômico" e da própria Folha, além de ter sido editor-executivo do portal Terra e chefe de reportagem da rádio CBN em São Paulo.

Sobre o Blog

O Brasil é citado mais de 200 vezes por dia na mídia internacional. Essas reportagens e análises estrangeiras ajudam a formar o pensamento do resto do mundo a respeito do país, que tem se tornado mais conhecido e se consolidado como um ator global importante. Este blog busca compreender a imagem internacional do Brasil e a importância da reputação global do país a partir o monitoramento de tudo o que se fala sobre ele no resto do mundo, seja na mídia, na academia ou mesmo e conversas na rua. Notícias, comentários, análises, entrevistas e reportagens sobre o Brasil visto de fora.

Blog Brasilianismo