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Blog do Brasilianismo

Com agências, jornais internacionais dão visibilidade a festival pró-Lula

Daniel Buarque

29/07/2018 08h19

Os primeiros relatos na imprensa internacional a respeito do festival que reuniu artistas para defender a libertação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi feito com base em agências de notícias. A Associated Press, especificamente, distribuiu a reportagem com maior divulgação na imprensa estrangeira, publicada em jornais como o "New York Times" e o "Washington Post".

"Alguns dos músicos mais populares do Brasil pediram que o ex-presidente Lula fosse libertado em um show no sábado no Rio de Janeiro, com um público de dezenas de milhares de pessoas", diz a AP. Lula, continua "foi condenado por corrupção e lavagem de dinheiro, mas seus defensores dizem que a decisão foi motivada por política".

Segundo o texto, Lula continua sendo um dos políticos mais populares do Brasil, e sua condenação a 12 anos de prisão "dividiu as pessoas na maior nação da América Latina, com seus críticos celebrando uma vitória contra a corrupção endêmica enquanto os seus apoiadores argumentam que ela é resultado de uma caça às bruxas contra partidos e políticos de esquerda".

Até o fim da manhã de domingo (horário de Londres), entretanto, não foram divulgadas no exterior grandes análises ou coberturas mais detalhadas sobre a importância e o impacto do movimento.

A agência France Presse também divulgou um texto, em português, sobre o protesto no Rio, mas a reportagem da AP foi a que teve maior divulgação internacional até a manhã deste domingo, dando visibilidade internacional à manifestação. A partir dela, é possível indicar que o festival teve repercussão no resto do mundo, indo além de páginas abertamente favoráveis ao movimento e chegando a alguns dos mais importantes veículos de comunicação.

É possível, entretanto, que novas reportagens e comentários sejam publicados em outras partes do mundo ao longo das próximas horas e dias. Uma característica marcante da cobertura que a imprensa internacional faz sobre o Brasil é que ela costuma acontecer com um maior distanciamento não só analítico, mas também de tempo. É comum ver observadores estrangeiros tomarem um pouco mais de tempo em sua cobertura e interpretação dos fatos do Brasil.

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Sobre o Autor

Daniel Buarque vive em Londres, onde faz doutorado em relações internacionais pelo King's College London (em parceria com a USP). Jornalista e escritor, fez mestrado sobre a imagem internacional do país pelo Brazil Institute da mesma universidade inglesa. É autor do livro “Brazil, um país do presente - A imagem internacional do ‘país do futuro’” (Alameda Editorial) e do livreto “Brazil Now” da consultoria internacional Hall and Partners, além de outros quatro livros. Escreve regularmente para o UOL e para a Folha de S.Paulo, e trabalhou repórter do G1, do "Valor Econômico" e da própria Folha, além de ter sido editor-executivo do portal Terra e chefe de reportagem da rádio CBN em São Paulo.

Sobre o Blog

O Brasil é citado mais de 200 vezes por dia na mídia internacional. Essas reportagens e análises estrangeiras ajudam a formar o pensamento do resto do mundo a respeito do país, que tem se tornado mais conhecido e se consolidado como um ator global importante. Este blog busca compreender a imagem internacional do Brasil e a importância da reputação global do país a partir o monitoramento de tudo o que se fala sobre ele no resto do mundo, seja na mídia, na academia ou mesmo e conversas na rua. Notícias, comentários, análises, entrevistas e reportagens sobre o Brasil visto de fora.

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