Topo

Blog do Brasilianismo

'NYT': Dilma pode entrar em controverso grupo de ex-presidentes no Senado

Daniel Buarque

02/07/2018 07h34

A candidatura da ex-presidente Dilma Rousseff ao Senado pelo estado de Minas Gerais foi tema de uma reportagem publicada pelo jornal americano "The New York Times". Segundo o texto, uma possível vitória de Dilma a colocaria no controverso grupo de ex-presidentes da região que voltaram à política como senadores, como o colombiano Álvaro Uribe e a argentina Cristina Fernández Kirchner.

Segundo o "NYT", Dilma deve ser o nome mais importante do PT a disputar eleições em outubro.

"Dilma disse que acredita que sua imagem entre eleitores melhorou em meio à onda de escândalos envolvendo muitos dos parlamentares que lideraram o processo para tirá-la do poder, o que ela considera um golpe", diz o jornal.

Além disso, continua o jornal, uma eleição de Dilma faria dela a segunda pessoa a sofrer impeachment e voltar à política pelo Senado no Brasil –uma referência ao ex-presidente Fernando Collor de Mello.

O "NYT" também destaca o fato de que Dilma deve concorrer pela vaga no Senado com Aécio Neves, que disputou com ela a Presidência em 2014.

Siga o blog Brasilianismo no Facebook para acompanhar as notícias sobre a imagem internacional do Brasil

Sobre o Autor

Daniel Buarque vive em Londres, onde faz doutorado em relações internacionais pelo King's College London (em parceria com a USP). Jornalista e escritor, fez mestrado sobre a imagem internacional do país pelo Brazil Institute da mesma universidade inglesa. É autor do livro “Brazil, um país do presente - A imagem internacional do ‘país do futuro’” (Alameda Editorial) e do livreto “Brazil Now” da consultoria internacional Hall and Partners, além de outros quatro livros. Escreve regularmente para o UOL e para a Folha de S.Paulo, e trabalhou repórter do G1, do "Valor Econômico" e da própria Folha, além de ter sido editor-executivo do portal Terra e chefe de reportagem da rádio CBN em São Paulo.

Sobre o Blog

O Brasil é citado mais de 200 vezes por dia na mídia internacional. Essas reportagens e análises estrangeiras ajudam a formar o pensamento do resto do mundo a respeito do país, que tem se tornado mais conhecido e se consolidado como um ator global importante. Este blog busca compreender a imagem internacional do Brasil e a importância da reputação global do país a partir o monitoramento de tudo o que se fala sobre ele no resto do mundo, seja na mídia, na academia ou mesmo e conversas na rua. Notícias, comentários, análises, entrevistas e reportagens sobre o Brasil visto de fora.

Blog Brasilianismo