Brasilianismo

Brasil chega à Copa com o melhor time do mundo, diz site de estatísticas

Daniel Buarque

Segundo um dos sites de jornalismo baseado em estatísticas mais respeitados do mundo, a seleção brasileira é atualmente o melhor time de futebol e chega à Copa do Mundo da Rússia como favorita ao título.

O resultado do Soccer Power Index, do site FiveThirtyEight, indica que o Brasil superou as dificuldades encontradas desde a derrota para a Alemanha na Copa passada, e chega com força ao campeonato.

O FiveThirtyEight foi fundado por Nate Silver, estatístico que ficou famoso por suas previsões eleitorais nos Estados Unidos. Nos últimos anos, o portal passou a se dedicar também a esportes, e desenvolveu uma metodologia de análise de futebol, que indica o favoritismo brasileiro.

''As eliminatórias da Conmebol são as mais difíceis de todos os torneios classificatórios regionais, e o Brasil passou com pouca dificuldade. A Seleção é a equipe com melhor defesa do mundo por uma margem significativa'', diz a avaliação publicada nas vésperas do torneio na Rússia.

A avaliação detalhada do FiveThirtyEight se junta a vários outros modelos de análise que tentam prever o resultado da Copa. O colunista Nelson de Sá, da Folha, compilou algumas dessas análises na edição desta quarta (13):

''Usando '200 mil modelos estatísticos', recorrendo a 'desenvolvimentos recentes' em inteligência artificial para 'extrair dados de características das equipes e dos jogadores', o banco de investimentos Goldman Sachs soltou relatório de 48 páginas com as suas previsões para a Copa. 'Todo esse trabalho para concluir que o Brasil vai vencer e —choque de horror!— a Inglaterra vai perder nas quartas para a Alemanha?', ironizou o inglês Financial Times.''

''O que o jornal chama de 'temporada de bobagens' dos mercados financeiros, pré-Copa, começou há três semanas com o banco suíço UBS antecipando vitória alemã. E se espalhou às vésperas da abertura.''

''O japonês Nomura arrisca uma final entre França e Espanha, com Brasil em terceiro''. (…) ''O holandês ING crava Espanha''. (…) ''O alemão Commerzbank aposta na Alemanha.''

Siga o blog Brasilianismo no Facebook para acompanhar as notícias sobre a imagem internacional do Brasil