Em carta, acadêmicos do Reino Unido dizem que Lula é um preso político
Um grupo de professores e acadêmicos de universidades do Reino Unido publicou nesta sexta (8) uma carta no jornal "The Guardian" protestando contra a manutenção do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva na prisão. Segundo eles, Lula é um preso político, e a decisão de mantê-lo assim é uma forma de evitar que ele seja candidato a presidente.
A carta é assinada pelo professor David Treece, do departamento de Espanhol, Português e Estudos Latino Americanos do King's College London, pelo professor de economia política Alfredo Saad, da SOAS London, pela pesquisadora Fiona Macaulay, palestrante de estudos de desenvolvimento na Bradford University, pelo diretor do Centro de Estudos Brasileiros e Latino-Americanos da universidade Middlesex, Francisco Dominguez, pela geógrafa Yara Evans, do King's College London, e pela consultora Sayuri Carbonnier.
"Quinta-feira marcou dois meses desde que o ex-presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, foi mandado para a prisão. Há provas contundentes de sua inocência e de que ele foi julgado de forma injusta e preso para negar o seu direito legítimo de se candidatar às eleições presidenciais de outubro, na qual ele atualmente lidera as pesquisas de intenção de voto", diz a carta.
Na continuação, o texto exige a libertação de Lula para que ele possa concorrer na eleição.
"Especialistas jurídicos no Brasil e em todo o mundo apontaram as irregularidades de seu julgamento e as circunstâncias questionáveis de sua prisão. O comitê de direitos humanos da ONU aceitou a petição dos advogados de Lula para investigar se os direitos humanos de Lula foram violados –a primeira vez que o Brasil foi chamado para prestar contas. Lula é um prisioneiro político e vítima de do uso indevido da lei para fins políticos. Ele deve ser libertado e autorizado a concorrer nas eleições para que os cidadãos brasileiros possam exercer seus direitos democráticos plenos", finaliza.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.