Topo
Blog do Brasilianismo

Blog do Brasilianismo

Agência publica série de entrevistas em vídeo com brasilianistas

Daniel Buarque

20/04/2018 08h24

Três pesquisadores do King's College London que analisam o Brasil a partir de uma perspectiva internacional foram entrevistados recentemente pela plataforma multimídia Um Brasil, desenvolvido pela agência Tutu. As entrevistas foram publicadas em vídeo e se juntam a uma coletânea de outras conversas com brasilianistas que tentam ajudar a entender o país.

Gravadas em fevereiro, as entrevistas aconteceram com o geógrafo e professor do Brazil Institute Jeff Garmany, o professor de estudos brasileiros e do departamento de estudos de guerra Vinicius Mariano de Carvalho e o professor de direito público e direitos humanos Octavio Ferraz.

As conversas fazem parte de um projeto que visa, entre outras coisas, resgatar o debate político, econômico e social no país, estimular a participação e o conhecimento político do cidadão, auxiliar no desenvolvimento do senso crítico da sociedade e promover o questionamento e a elaboração de ideias e ações.

Com patrocínio da Fecomércio, o projeto Um Brasil produz entrevistas, debates e documentários com acadêmicos, intelectuais e empresários para analisar os quadros econômico, político e social do país.

A entrevista com Garmany abordou a identidade da sociedade, marcada por desigualdades. Ele falou também sobre os efeitos do passado histórico sobre os atuais problemas brasileiros, e critica a ideia de que uma nova Constituição seria necessária.

Carvalho, por sua vez, falou sobre o desafio de se construir uma política mais representativa, a começar pelo Congresso Nacional. Ele discutiu ainda os movimentos de renovação política na internet, a crise da segurança pública no País e a polarização política no mundo democrático.

Ferraz tratou da judicialização da política e os privilégios do Judiciário, e discutiu a necessidade de grandes reformas legislativas e constitucionais, a polarização ideológica no Brasil e no Reino Unido, o obstáculo da desigualdade para o desenvolvimento e o papel do Estado na garantia do bem-estar social.

Além das três entrevistas divulgadas mais recentemente, o Um Brasil também já entrevistou outros pesquisadores estrangeiros, como Matthew Taylor e Robert Kaufman.

Siga o blog Brasilianismo no Facebook para acompanhar as notícias sobre a imagem internacional do Brasil

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL

Sobre o Autor

Daniel Buarque vive em Londres, onde faz doutorado em relações internacionais pelo King's College London (em parceria com a USP). Jornalista e escritor, fez mestrado sobre a imagem internacional do país pelo Brazil Institute da mesma universidade inglesa. É autor do livro “Brazil, um país do presente - A imagem internacional do ‘país do futuro’” (Alameda Editorial) e do livreto “Brazil Now” da consultoria internacional Hall and Partners, além de outros quatro livros. Escreve regularmente para o UOL e para a Folha de S.Paulo, e trabalhou repórter do G1, do "Valor Econômico" e da própria Folha, além de ter sido editor-executivo do portal Terra e chefe de reportagem da rádio CBN em São Paulo.

Sobre o Blog

O Brasil é citado mais de 200 vezes por dia na mídia internacional. Essas reportagens e análises estrangeiras ajudam a formar o pensamento do resto do mundo a respeito do país, que tem se tornado mais conhecido e se consolidado como um ator global importante. Este blog busca compreender a imagem internacional do Brasil e a importância da reputação global do país a partir o monitoramento de tudo o que se fala sobre ele no resto do mundo, seja na mídia, na academia ou mesmo e conversas na rua. Notícias, comentários, análises, entrevistas e reportagens sobre o Brasil visto de fora.