Em editorial, 'New York Times' diz que democracia brasileira está em perigo
O Brasil entrou em um período tumulto político e de grande incerteza na última semana, com a prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, e agora a democracia do país está em perigo, segundo um editorial do jornal americano "The New York Times".
"Quando uma grande operação contra a corrupção alcança o político mais popular de um país, a justiça é feita, mas a democracia é testada", diz o texto assinado pelos editorialistas do jornal –o que reflete a opinião oficial do veículo, ao contrário de artigos publicados ali que já foram discutidos no Brasil como se fosse a opinião da publicação.
O artigo traça um resumo da Operação Lava Jato e diz que outros países que sofrem com a corrupção observam o exemplo dado pelo Brasil. Ainda assim, avalia os riscos da prisão de Lula para a eleição presidencial deste ano, diz que o Congresso deve tentar limitar o alcance da luta contra a corrupção e que ainda é preciso corrigir falhas no sistema Judiciário.
"Por mais dolorosa e desalentadora que seja a queda de um líder carismático e dinâmico, e por mais esgotados que os brasileiros estejam por conta do caos político dos últimos anos, não é hora de desistir. A história mostra que a luta contra a corrupção leva anos, mas também que os sucessos incrementais mudam as normas", diz.
Segundo o "NYT", a luta contra a corrupção mostra que o Brasil tem as instituições e os meios para enfrentar até mesmo os criminosos mais poderosos.
"Ainda faltam seis meses para as eleições. Eles devem ser gastos em busca de um líder que possa garantir que os avanços contra a corrupção não sejam retrocessos para a democracia."
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.