Brasilianismo

‘FT’ publica série especial sobre São Paulo, ‘exemplo de potencial do país’

Daniel Buarque

Série especial do ''Financial Times'' sobre São Paulo

São Paulo, ''a mais global das cidades brasileiras'' é tema de uma série especial de reportagens publicadas pelo jornal de economia ''Financial Times'', que diz que a capital paulista pode ser pensada como um exemplo do potencial do que o Brasil pode alcançar.

Com uma página exclusiva no site da publicação, a série reúne sete textos que tratam da realidade política, social e econômica da maior metrópole do país. São Paulo, diz o ''FT'', tem uma personalidade que deve tanto a suas raízes históricas quanto a seu perfil de negócios cosmopolita.''

O primeiro dos textos trata da atuação do prefeito da cidade, João Doria. Doria é apresentado como um político workaholic e controverso, ao mesmo tempo admirado e criticado pela população.

A reportagem começa comparando o prefeito ao presidente francês, Emmanuel Macron, mas segue para dizer que sua atuação também é comparada à de Donald Trump e à do italiano Silvio Berlusconi, enquanto o próprio político diz se espelhar no americano Michal Bloomberg.

Apesar do foco em Doria, o texto ainda trata um pouco do governador Geraldo Alckmin, que é apresentado como candidato a presidente. Ele ''pode estar a caminho de se tornar o candidato com mais credibilidade'', diz o ''FT''.

Uma outra reportagem da série especial sobre São Paulo apresenta um grupo de investidores jovens da cidade que está se voltando a alternativas digitais de mercado. Chamados de ''anarquistas-capitalistas'', eles estão levando adiante o crescimento dos investimentos em moedas virtuais, como o bitcoin, segundo o jornal.

Ainda falando sobre tecnologia, o ''FT'' trata do que chama de ''efeito Uber'' na cidade. Segundo o jornal, o uso de tecnologia em aplicativos de transporte está aumentando a mobilidade em São Paulo.

''Mais viagens de Uber são feitas em um dia em São Paulo do que em Nova York'', diz.

A reportagem também trata dos projetos de São Paulo para ampliar o uso da bicicleta como meio de transporte. ''Um plano ambicioso do ex-prefeito Fernando Haddad está desafiando modos tradicionais de transporte'', diz.

Em abordagens sobre aspectos culturais da cidade, o jornal de economia se debruça sobre a revalorização do centro de São Paulo como destino para restaurantes e empresas, ''ajudando a varrer décadas de negligência e decadência''.

Além disso, uma reportagem trata exclusivamente do apetite gastronômico de São Paulo, com um perfil de gastronomia que tem ''um toque brasileiro''. E uma outra trata da cena artística da capital paulista.

O sétimo texto da série é um artigo escrito pelo pesquisador brasileiro Marcos Troyjo, codiretor do BRICLab na universidade Columbia. O texto trata da excepcionalidade de São Paulo no contexto brasileiro e diz que as conquistas da cidade servem como exemplo do potencial de todo o país.

Siga o blog Brasilianismo no Facebook para acompanhar as notícias sobre a imagem internacional do Brasil