Topo

Blog do Brasilianismo

'Zumbi econômico', Brasil se torna 'estudo de como não desenvolver um país'

Daniel Buarque

06/03/2018 05h42

Por mais que o Brasil comemore a retomada da economia, que registrou crescimento de 1% no ano passado, como símbolo do fim da longa recessão, uma análise mais detalhada do "Financial Times" mostra que as coisas não vão tão bem assim no país.

"Antes de celebrar a retomada de um zumbi econômico a uma economia de grande crescimento, vale a pena olhar para algumas distorções (…) que indicam um profundo mal estar que ainda existe no coração da economia brasileira", diz a reportagem.

O texto analisa um relatório da OCDE sobre o país e indica que muitos dos problemas econômicos do Brasil estão longe de serem resolvidos.

Entre os símbolos deste "mal estar" econômico, o "FT" cita os altíssimos preços pagos por brasileiros por bens de consumo que são mais baratos em outros lugares. No Brasil, um carro da Toyota, por exemplo, custa mais do que o dobro do preço do mesmo veículo nos EUA. Serviços de celular são oito vezes mais caros no Brasil do que nos EUA, explica.

"O Brasil é o país menos aberto na lista da OCDE", diz, atacando a burocracia e os impostos sobre importação do país.

Um dos pontos mais críticos da avaliação do jornal de economia é a questão fiscal. "O orçamento do Brasil é um estudo de como não desenvolver um país", diz.

O texto reforça a necessidade de o Brasil reformar a Previdência, e indica que o próximo presidente precisará trabalhar para acabar com as distorções da economia do país.

Siga o blog Brasilianismo no Facebook para acompanhar as notícias sobre a imagem internacional do Brasil

Sobre o Autor

Daniel Buarque vive em Londres, onde faz doutorado em relações internacionais pelo King's College London (em parceria com a USP). Jornalista e escritor, fez mestrado sobre a imagem internacional do país pelo Brazil Institute da mesma universidade inglesa. É autor do livro “Brazil, um país do presente - A imagem internacional do ‘país do futuro’” (Alameda Editorial) e do livreto “Brazil Now” da consultoria internacional Hall and Partners, além de outros quatro livros. Escreve regularmente para o UOL e para a Folha de S.Paulo, e trabalhou repórter do G1, do "Valor Econômico" e da própria Folha, além de ter sido editor-executivo do portal Terra e chefe de reportagem da rádio CBN em São Paulo.

Sobre o Blog

O Brasil é citado mais de 200 vezes por dia na mídia internacional. Essas reportagens e análises estrangeiras ajudam a formar o pensamento do resto do mundo a respeito do país, que tem se tornado mais conhecido e se consolidado como um ator global importante. Este blog busca compreender a imagem internacional do Brasil e a importância da reputação global do país a partir o monitoramento de tudo o que se fala sobre ele no resto do mundo, seja na mídia, na academia ou mesmo e conversas na rua. Notícias, comentários, análises, entrevistas e reportagens sobre o Brasil visto de fora.

Blog Brasilianismo