PUBLICIDADE
Topo

Blog do Brasilianismo

Com exposição em Nova York, Tarsila representa a arte brasileira nos EUA

Daniel Buarque

18/02/2018 08h22

Enquanto tensão política, crise econômica e carnaval têm dominado as atenções da imprensa internacional a respeito do Brasil, um movimento paralelo mostra um lado mais positivo do país. Uma exposição de obras de Tarsila do Amaral em Nova York tem ganhado destaque na mídia americana, que se debruça sobre a importância dela para a arte e para a cultura do Brasil.

Tarsila é tão relevante e famosa que é conhecida apenas por seu primeiro nome no Brasil, destacam a revista "New Yorker" e o jornal "The New York Times" –é como se ela fosse "uma estrela do futebol brasileiro", diz o "NYT".

Segundo o jornal, a exposição em Nova York apresenta aos EUA a pintora que forjou o vocabulário da arte moderna no Brasil. A partir dela, "o Brasil encontrou uma confiança cultural nova, deu adeus à inveja europeia e consumiu influências ocidentais, africanas e indígenas com igual satisfação".

"Os nova-iorquinos tiveram um curso intensivo de arte brasileira nos últimos meses, entre as geometrias subversivas de Lygia Pape, no Met Breuer e as instalações de Hélio Oiticica, no Whitney. Nenhuma das duas teria sido concebível sem o trabalho pioneiro de Tarsila, que sintetizou o tratamento volumétrico da forma humana, que ela encontrou nos estúdios de Léger e outros em Paris, e a vibrante cultura visual de seu país de origem, em uma arte que ainda parece aberta", diz a editora da "New Yorker".

Com a exposição "Tarsila do Amaral: Inventing Modern Art in Brazil", os EUA passam a ter o primeiro contato em profundidade com a obra de Tarsila, "a artista mais popular do século passado em seu país natal, mas ainda pouco conhecida nos EUA. Suas pinturas maduras, mostrando corpos grandes em paisagens fluidas e estilizadas provocaram a inclinação moderna do Brasil pela antropofagia", diz o "NYT"

Siga o blog Brasilianismo no Facebook para acompanhar as notícias sobre a imagem internacional do Brasil

Sobre o Autor

Daniel Buarque vive em Londres, onde faz doutorado em relações internacionais pelo King's College London (em parceria com a USP). Jornalista e escritor, fez mestrado sobre a imagem internacional do país pelo Brazil Institute da mesma universidade inglesa. É autor do livro “Brazil, um país do presente - A imagem internacional do ‘país do futuro’” (Alameda Editorial) e do livreto “Brazil Now” da consultoria internacional Hall and Partners, além de outros quatro livros. Escreve regularmente para o UOL e para a Folha de S.Paulo, e trabalhou repórter do G1, do "Valor Econômico" e da própria Folha, além de ter sido editor-executivo do portal Terra e chefe de reportagem da rádio CBN em São Paulo.

Sobre o Blog

O Brasil é citado mais de 200 vezes por dia na mídia internacional. Essas reportagens e análises estrangeiras ajudam a formar o pensamento do resto do mundo a respeito do país, que tem se tornado mais conhecido e se consolidado como um ator global importante. Este blog busca compreender a imagem internacional do Brasil e a importância da reputação global do país a partir o monitoramento de tudo o que se fala sobre ele no resto do mundo, seja na mídia, na academia ou mesmo e conversas na rua. Notícias, comentários, análises, entrevistas e reportagens sobre o Brasil visto de fora.

Blog Brasilianismo