Com exposição em Nova York, Tarsila representa a arte brasileira nos EUA
Enquanto tensão política, crise econômica e carnaval têm dominado as atenções da imprensa internacional a respeito do Brasil, um movimento paralelo mostra um lado mais positivo do país. Uma exposição de obras de Tarsila do Amaral em Nova York tem ganhado destaque na mídia americana, que se debruça sobre a importância dela para a arte e para a cultura do Brasil.
Tarsila é tão relevante e famosa que é conhecida apenas por seu primeiro nome no Brasil, destacam a revista "New Yorker" e o jornal "The New York Times" –é como se ela fosse "uma estrela do futebol brasileiro", diz o "NYT".
Segundo o jornal, a exposição em Nova York apresenta aos EUA a pintora que forjou o vocabulário da arte moderna no Brasil. A partir dela, "o Brasil encontrou uma confiança cultural nova, deu adeus à inveja europeia e consumiu influências ocidentais, africanas e indígenas com igual satisfação".
"Os nova-iorquinos tiveram um curso intensivo de arte brasileira nos últimos meses, entre as geometrias subversivas de Lygia Pape, no Met Breuer e as instalações de Hélio Oiticica, no Whitney. Nenhuma das duas teria sido concebível sem o trabalho pioneiro de Tarsila, que sintetizou o tratamento volumétrico da forma humana, que ela encontrou nos estúdios de Léger e outros em Paris, e a vibrante cultura visual de seu país de origem, em uma arte que ainda parece aberta", diz a editora da "New Yorker".
Com a exposição "Tarsila do Amaral: Inventing Modern Art in Brazil", os EUA passam a ter o primeiro contato em profundidade com a obra de Tarsila, "a artista mais popular do século passado em seu país natal, mas ainda pouco conhecida nos EUA. Suas pinturas maduras, mostrando corpos grandes em paisagens fluidas e estilizadas provocaram a inclinação moderna do Brasil pela antropofagia", diz o "NYT"
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.