Topo

Blog do Brasilianismo

Mercados comemoram condenação de Lula e veem Temer fortalecido em decisão

Daniel Buarque

25/01/2018 06h51

Reportagem da CNBC diz que Temer saiu fortalecido da condenação de Lula

A decisão "histórica" de manter a condenação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva gerou uma reação quase imediata nos mercados internacionais. Um dia após o julgamento no TRF-4, a imprensa estrangeira voltada a finanças indica que a provável proibição da candidatura de Lula à Presidência é comemorada pelos investidores –e há quem aponte até um fortalecimento de Michel Temer.

Mesmo que o tom seja amplamente positivo, entretanto, analistas do mercado citados pela mídia de economia já começam a pesar a continuação da incerteza política em torno da eleição de outubro.

"A provável retirada da candidatura de Lula da eleição deixa aberta a corrida presidencial", diz uma reportagem do "Financial Times", que chamou a decisão da Justiça de histórica, mas explica que ainda há espaço para o ex-presidente apelar da decisão.

"A eleição já está prometendo ser uma das mais imprevisíveis da história moderna do Brasil, sem um candidato forte da centro esquerda ou centro-direita até agora", complementa.

A melhora dos mercados brasileiros é uma perspectiva positiva quanto ao futuro e às eleições, segundo o site de análises financeiras "Seeking Alpha".

Segundo uma reportagem publicada pelo canal de economia americano CNBC, a condenação de Lula impulsionou as ações brasileiras, e abriu espaço na disputa política para candidatos mais favoráveis ao mercado. A CNBC cita o presidente Temer como um dos beneficiados pela decisão.

"Se Lula for barrado na eleição, o atual presidente Michel Temer provavelmente terá um caminho mais fácil rumo à reeleição. Temer é visto como uma opção mais amigável para o mercado entre os dois. Ele também impulsionou reformas na Previdência do país", diz. Independentemente das chances reais de reeleição de Temer, há um sentimento de que a condenação pode ajudar a abrir o caminho para aceleração de reformas cobradas pelo mercado.

Siga o blog Brasilianismo no Facebook para acompanhar as notícias sobre a imagem internacional do Brasil

Sobre o Autor

Daniel Buarque vive em Londres, onde faz doutorado em relações internacionais pelo King's College London (em parceria com a USP). Jornalista e escritor, fez mestrado sobre a imagem internacional do país pelo Brazil Institute da mesma universidade inglesa. É autor do livro “Brazil, um país do presente - A imagem internacional do ‘país do futuro’” (Alameda Editorial) e do livreto “Brazil Now” da consultoria internacional Hall and Partners, além de outros quatro livros. Escreve regularmente para o UOL e para a Folha de S.Paulo, e trabalhou repórter do G1, do "Valor Econômico" e da própria Folha, além de ter sido editor-executivo do portal Terra e chefe de reportagem da rádio CBN em São Paulo.

Sobre o Blog

O Brasil é citado mais de 200 vezes por dia na mídia internacional. Essas reportagens e análises estrangeiras ajudam a formar o pensamento do resto do mundo a respeito do país, que tem se tornado mais conhecido e se consolidado como um ator global importante. Este blog busca compreender a imagem internacional do Brasil e a importância da reputação global do país a partir o monitoramento de tudo o que se fala sobre ele no resto do mundo, seja na mídia, na academia ou mesmo e conversas na rua. Notícias, comentários, análises, entrevistas e reportagens sobre o Brasil visto de fora.

Blog Brasilianismo