Topo

Blog do Brasilianismo

Julgamento do ex-presidente Lula atrai pouca atenção no resto do mundo

Daniel Buarque

24/01/2018 11h02

Enquanto o Brasil acompanha atento e ao vivo a todos os detalhes da discussão na Justiça, o julgamento em segunda instância do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva no TRF-4 está recebendo relativamente pouca atenção internacional.

Apesar de ter sido tema de reportagens e artigos nos principais jornais do mundo nos últimos dias, o assunto está tendo menos destaque do que outras notícias relacionadas à política brasileira no passado, como o processo de impeachment de Dilma Rousseff, por exemplo, ou mesmo outros momentos relacionados ao julgamento do ex-presidente. Na cobertura do dia do julgamento em segunda instância, Lula mal aparece nas páginas principais de alguns dos mais importantes jornais internacionais, como "Le Monde", "The Guardian" e "New York Times".

O gráfico de tendências mundiais de pesquisas relacionadas ao ex-presidente no Google mostrava ao meio-dia (horário de Londres) uma alta muito leve do interesse por Lula nesta quarta-feira. A atenção não tem qualquer comparação com o que houve na semana de 9 a 15 de julho do ano passado, quando ocorreu a condenação em primeira instância, ou entre 7 e 13 de maio de 2017, quando houve o depoimento do ex-presidente, pico de atenção relacionada a Lula em termos globais.

As buscas por notícias relacionadas a Lula no Google demonstram até mesmo uma baixa em relação à semana anterior.

Além de não demonstrar uma alta de interesse global pelo julgamento em segunda instância, o próprio Brasil puxa as buscas relacionadas a Lula. Portugal, Uruguai, Eslováquia e Argentina são os outros países que aparecem mais interessados no ex-presidente nesta quarta, segundo o Google Trends.

Termos de buscas relacionadas a "Brazil" no mesmo Google mostram até mesmo um decréscimo de interesse nos últimos dias –e a maioria das consultas é relativa a futebol, não a política.

No Twitter, há um efeito semelhante ao que se vê nas tendências do Google. TRF4 e Lula até aparecem como termos mais comentados em todo o mundo no meio do dia, mas a alta é claramente puxada pelo Brasil, onde os assuntos relacionados ao julgamento dominam as atenções.

Há ao menos duas justificativas para o baixo interesse internacional pelo julgamento de Lula. A primeira é o fato de que ainda não há uma notícia real. O julgamento está acontecendo, e quando a sentença for definida é provável que haja mais notícias e interesse internacional sobre o resultado e os impactos dele.

Boa parte da cobertura da imprensa internacional sobre o caso até o momento tenta explicar o julgamento, prever seus efeitos na eleição de outubro, e discutir questões mais jurídicas e burocráticas, o que naturalmente chama menos atenção.

Ainda ligado a essa justificativa há o fato de que muitas das disputas jurídicas em torno da política brasileira têm tido caráter reversível, o que torna o impacto da notícia menor para quem acompanha de longe. Ao explicar que a decisão do TRF-4 é importante, mas não é final, a cobertura da imprensa pode diminuir o impacto do julgamento para quem não acompanha de perto o desenrolar da política brasileira.

A segunda explicação é o aparente cansaço estrangeiro com a crise política do Brasil. Depois de anos de cobertura intensa das notícias sobre escândalos de corrupção, disputas na Justiça, prisões, impeachment e falta de perspectiva para a política brasileira, a atenção do mundo parece perder força. Como diz muito da cobertura estrangeira sobre o Brasil, a política brasileira está sendo vista como disfuncional e sem muita perspectiva de mudança em curto prazo, então as notícias acabam parecendo repetitivas e recebem menos atenção.

Seja qual for o resultado do julgamento de Lula, entretanto, é natural que a notícia acabe crescendo internacionalmente. O grande impacto da discussão fora do país a partir desta semana vai ser como a decisão sobre o ex-presidente vai afetar a próxima eleição presidencial.

Siga o blog Brasilianismo no Facebook para acompanhar as notícias sobre a imagem internacional do Brasil

Sobre o Autor

Daniel Buarque vive em Londres, onde faz doutorado em relações internacionais pelo King's College London (em parceria com a USP). Jornalista e escritor, fez mestrado sobre a imagem internacional do país pelo Brazil Institute da mesma universidade inglesa. É autor do livro “Brazil, um país do presente - A imagem internacional do ‘país do futuro’” (Alameda Editorial) e do livreto “Brazil Now” da consultoria internacional Hall and Partners, além de outros quatro livros. Escreve regularmente para o UOL e para a Folha de S.Paulo, e trabalhou repórter do G1, do "Valor Econômico" e da própria Folha, além de ter sido editor-executivo do portal Terra e chefe de reportagem da rádio CBN em São Paulo.

Sobre o Blog

O Brasil é citado mais de 200 vezes por dia na mídia internacional. Essas reportagens e análises estrangeiras ajudam a formar o pensamento do resto do mundo a respeito do país, que tem se tornado mais conhecido e se consolidado como um ator global importante. Este blog busca compreender a imagem internacional do Brasil e a importância da reputação global do país a partir o monitoramento de tudo o que se fala sobre ele no resto do mundo, seja na mídia, na academia ou mesmo e conversas na rua. Notícias, comentários, análises, entrevistas e reportagens sobre o Brasil visto de fora.

Blog Brasilianismo