Topo

Blog do Brasilianismo

Brasil começa 2018 em último no ranking de soft power da revista 'Monocle'

Daniel Buarque

08/01/2018 06h46

Brasil começa 2018 em último no ranking de soft power da revista 'Monocle'

A animação divulgada no vídeo é bem curta, mas resume a imagem do Brasil na virada do ano 2017 para 2018: Um jovem de boné se aproxima do Cristo Redentor, cobre o rosto com um lenço e aponta o dedo para a estátua como se fosse uma arma. O Cristo então levanta os braços assustado.

A cena é mostrada no trecho sobre o Brasil de um vídeo da revista "Monocle" sobre os países com mais soft power no mundo, a Soft Power Survey 2017/2018. O país aparece em 25º lugar do ranking, o último lugar da lista em que ele já foi um destaque mundial.

"O Brasil já foi uma estrela do soft power, mas ficou em último na lista deste ano. O país não aproveitou o potencial do turismo de sediar a Olimpiada. E em meio ao caso político, a criminalidade aumentou. Assim é difícil promover a marca de um país construída sobre felicidade e hedonismo", diz o trecho sobre o país no vídeo que detalha o ranking da "Monocle".

A avaliação ecoa o resultado de todos os principais rankings internacionais que medem soft power e a reputação global de países do mundo. Em 2017, a imagem do Brasil sofreu de forma mais grave os impactos das crises internas do país, e a "marca-Brasil" foi rebaixada em todos os estudos deste tipo. A pesquisa da "Monocle" foi a última do tipo a ser divulgada, mas confirma a tendência.

Leia também – Retrospectiva: 2017 foi o ano de rebaixamentos da imagem do Brasil no mundo

O comentário do vídeo sobre o Brasil ter uma marca baseada em "felicidade e hedonismo" também ecoa uma avaliação tradicional sobre a imagem do Brasil, a de que o país é visto como decorativo. Isso indica que ele costuma ser bem avaliado apenas em relação a questões relacionadas a lazer, turismo e diversão, mas não em temas sérios como política e economia.

A revista "Monocle" é uma das principais publicações mundiais a dar atenção a questões de reputação e imagem internacionais. O ranking mais recente destaca que os últimos anos mostraram que não é fácil manter o soft power de um país, e que ele pode cair no ranking, caso não trabalhe para manter a qualidade da sua imagem.

"Soft power é o grande jogo de 2018 e, se o ano passado nos ensinou alguma coisa, é que é preciso dar apenas alguns passos errados para para jogar a delicada imagem de um país em uma espiral", diz. O texto se refere a o quanto Donald Trump afeta a imagem dos EUA e o "brexit" atrapalha a reputação do Reino Unido.

A França subiu no ranking, levada em parte pelo governo de Emmanuel Macron, e aparece em terceiro lugar. A Alemanha se manteve em segundo lugar entre os países com mais soft power do mundo. E o Canadá se tornou o país com a marca mais valiosa do mundo graças à atuação do primeiro-ministro Justin Trudeau, segundo o ranking da "Monocle".

Siga o blog Brasilianismo no Facebook para acompanhar as notícias sobre a imagem internacional do Brasil

Sobre o Autor

Daniel Buarque vive em Londres, onde faz doutorado em relações internacionais pelo King's College London (em parceria com a USP). Jornalista e escritor, fez mestrado sobre a imagem internacional do país pelo Brazil Institute da mesma universidade inglesa. É autor do livro “Brazil, um país do presente - A imagem internacional do ‘país do futuro’” (Alameda Editorial) e do livreto “Brazil Now” da consultoria internacional Hall and Partners, além de outros quatro livros. Escreve regularmente para o UOL e para a Folha de S.Paulo, e trabalhou repórter do G1, do "Valor Econômico" e da própria Folha, além de ter sido editor-executivo do portal Terra e chefe de reportagem da rádio CBN em São Paulo.

Sobre o Blog

O Brasil é citado mais de 200 vezes por dia na mídia internacional. Essas reportagens e análises estrangeiras ajudam a formar o pensamento do resto do mundo a respeito do país, que tem se tornado mais conhecido e se consolidado como um ator global importante. Este blog busca compreender a imagem internacional do Brasil e a importância da reputação global do país a partir o monitoramento de tudo o que se fala sobre ele no resto do mundo, seja na mídia, na academia ou mesmo e conversas na rua. Notícias, comentários, análises, entrevistas e reportagens sobre o Brasil visto de fora.

Blog Brasilianismo