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Imagem do turismo no Brasil contrapõe boa natureza e má infraestrutura

Daniel Buarque

04/12/2017 13h58

O presidente da Embratur, Vinicius Lummertz, durante palestra em Londres

Uma bela praia, clima agradável e um povo amigável e hospitaleiro atraem as atenções do mercado internacional de turismo ao Brasil, enquanto uma infraestrutura problemática e a falta de segurança atrapalham a reputação do país entre viajantes estrangeiros.

Este estereótipo do Brasil a partir dos olhos do turismo foi o resultado de uma pesquisa realizada pelo Escritório Brasileiro de Turismo, que coletou dados em 20 países do mundo. No total, foram ouvidas 1.640 empresas e agentes de turismo no resto do mundo, especialmente na América do Norte e na Europa, a respeito do que eles pensam sobre o Brasil. A Embratur então analisou estes dados para poder definir melhor como promover o turismo no Brasil, resultando na pesquisa "Imagem do Brasil – Percepção do Brasil no mercado internacional como destino turístico".

O presidente da Embratur, Vinicius Lummertz, esteve em Londres recentemente para discutir questões relacionadas a esta imagem do turismo brasileiro no resto do mundo e apresentar os dados de pesquisas e levantamentos como este durante uma palestra no King's College London. Segundo ele, o Brasil ainda não é uma potência internacional do turismo, mas tem potencial de se transformar em uma.

Na palestra, ele comparou a situação do turismo atualmente com a do agronegócio duas décadas atrás. "Há 15 anos, o Brasil não era uma potência global no agronegócio, e se tornou uma rapidamente. Então o turismo também pode mudar assim", disse. Para Lummertz, o Brasil precisa transformar o turismo em uma prioridade, o que ainda não é.

Segundo a pesquisa, a palavra mais usada pelos entrevistados estrangeiros para definir o Brasil foi "Diversidade", e a maioria das definições do país entre estrangeiros foram positivas –por mais que sempre ligados a aspectos de festas e de natureza. Outras palavras muito usadas foram "Exótico", "Divertido", "Praia", "Festa", "Alegre", "Natureza" e "Carnaval".

Os aspectos naturais foram os mais bem avaliados pelos operadores de turismo estrangeiros. Quase todos os entrevistados (97%) concordaram parcial ou totalmente com a frase: "A natureza e a vida selvagem do Brasil impressionam". Proporção semelhante concorda que "as praias brasileiras são belas", e concorda que "os brasileiros são amigáveis e hospitaleiros", enquanto 98% disseram achar que o clima no Brasil é bom.

As coisas ficam menos boas para a imagem do turismo no país quando se deixa de lado a questão natural. Quando se pergunta a operadores estrangeiros sobre questões culturais, por exemplo, cai muito a proporção dos que concordam totalmente com frases sobre a qualidade da cultura brasileira.

Só 42% concordam totalmente que o país tem bons museus e centros culturais (outros 42% concordam parcialmente), e 62% acham que as festas populares e tradicionais são atrativas e conhecidas (30% concordam parcialmente).

A questão da segurança também mostra que o Brasil não é muito bem visto no resto do mundo (embora também não tenha uma reputação tão negativa quanto se poderia esperar). Questionados se acham o Brasil um destino seguro, 45% dos entrevistados discordaram total ou parcialmente. Ainda assim, 16% concordam totalmente e 39% concordam parcialmente que o país é seguro.

A pior avaliação que se faz sobre o turismo no país diz respeito a infraestrutura. Perguntados se o transporte público do país tem qualidade, 53% dos agentes estrangeiros discordaram total ou parcialmente. Além disso, 36% discordaram que é fácil se deslocar internamente.

A pesquisa perguntou ainda aos entrevistados sobre o impacto da Copa do Mundo e da Olimpíada sobre a imagem do país. Para 72%, a reputação do país melhorou após os eventos esportivos globais. Apenas 12% discordaram totalmente da ideia de que os eventos melhoraram a imagem do país.

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Sobre o Autor

Daniel Buarque vive em Londres, onde faz doutorado em relações internacionais pelo King's College London (em parceria com a USP). Jornalista e escritor, fez mestrado sobre a imagem internacional do país pelo Brazil Institute da mesma universidade inglesa. É autor do livro “Brazil, um país do presente - A imagem internacional do ‘país do futuro’” (Alameda Editorial) e do livreto “Brazil Now” da consultoria internacional Hall and Partners, além de outros quatro livros. Escreve regularmente para o UOL e para a Folha de S.Paulo, e trabalhou repórter do G1, do "Valor Econômico" e da própria Folha, além de ter sido editor-executivo do portal Terra e chefe de reportagem da rádio CBN em São Paulo.

Sobre o Blog

O Brasil é citado mais de 200 vezes por dia na mídia internacional. Essas reportagens e análises estrangeiras ajudam a formar o pensamento do resto do mundo a respeito do país, que tem se tornado mais conhecido e se consolidado como um ator global importante. Este blog busca compreender a imagem internacional do Brasil e a importância da reputação global do país a partir o monitoramento de tudo o que se fala sobre ele no resto do mundo, seja na mídia, na academia ou mesmo e conversas na rua. Notícias, comentários, análises, entrevistas e reportagens sobre o Brasil visto de fora.

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