Topo

Blog do Brasilianismo

Com cracolândia e ocupações, 'Guardian' abre semana de especiais sobre SP

Daniel Buarque

27/11/2017 13h04

Com cracolândia e ocupações ilegais, 'Guardian' abre semana de especiais sobre SP

Com reportagens sobre a cracolândia e sobre ocupações, o jornal britânico "The Guardian" iniciou nesta segunda (27) uma semana de cobertura especial sobre a realidade de São Paulo.

"Enquanto a cidade irmã menor e mais brilhante do Rio de Janeiro faz o que pode para ganhar os holofotes, é São Paulo que silenciosamente se torna a primeira verdadeira megacidade da América do Sul –o motor do Brasil, lar de criatividade incrível, comércio em alta e também de alguns problemas sociais únicos e impressionantes", diz o jornal, explicando a série que vai publicar sobre a cidade.

O principal ponto do primeiro dia de cobertura é a reportagem em tempo real sobre ocupações urbanas, publicada desde o início da manhã.

"Esses atos de resistência têm muitas formas: trabalhadores que passam a morar em torres de escritórios vazias para ficar perto dos seus trabalhos; moradores de rua morando em barracas em locais públicos, e ativistas de direito à moradia reivindicando território sem uso e convidando estrelas do rock e políticos para discursar para milhares de seguidores", explica o texto de abertura.

Na primeira reportagem maior da série, o jornal britânico foi à cracolândia para apresentar o local, que é "diferente de quase tudo o que há em qualquer cidade do mundo –centenas e às vezes milhares de viciados, reunidos abertamente no centro da cidade".

Segundo o texto, é surpreendente que os usuários de crack tomam a rua enquanto trabalhadores engravatados passam pela região a caminho do trabalho.

Siga o blog Brasilianismo no Facebook para acompanhar as notícias sobre a imagem internacional do Brasil

Sobre o Autor

Daniel Buarque vive em Londres, onde faz doutorado em relações internacionais pelo King's College London (em parceria com a USP). Jornalista e escritor, fez mestrado sobre a imagem internacional do país pelo Brazil Institute da mesma universidade inglesa. É autor do livro “Brazil, um país do presente - A imagem internacional do ‘país do futuro’” (Alameda Editorial) e do livreto “Brazil Now” da consultoria internacional Hall and Partners, além de outros quatro livros. Escreve regularmente para o UOL e para a Folha de S.Paulo, e trabalhou repórter do G1, do "Valor Econômico" e da própria Folha, além de ter sido editor-executivo do portal Terra e chefe de reportagem da rádio CBN em São Paulo.

Sobre o Blog

O Brasil é citado mais de 200 vezes por dia na mídia internacional. Essas reportagens e análises estrangeiras ajudam a formar o pensamento do resto do mundo a respeito do país, que tem se tornado mais conhecido e se consolidado como um ator global importante. Este blog busca compreender a imagem internacional do Brasil e a importância da reputação global do país a partir o monitoramento de tudo o que se fala sobre ele no resto do mundo, seja na mídia, na academia ou mesmo e conversas na rua. Notícias, comentários, análises, entrevistas e reportagens sobre o Brasil visto de fora.

Blog Brasilianismo