Agência apresenta previsões otimistas para retomada da economia brasileira
Enquanto a previsão oficial indica que a recuperação econômica do Brasil será de algo em torno de 2% em 2018, especialistas ouvidos pela agência de economia Bloomberg soam mais otimistas, e apontam um crescimento próximo de 4%.
"Ninguém está abrindo a garrafa de champagne ainda para brindar o fim da pior recessão de todos os tempos, mas alguns analistas experientes veem motivo para otimismo em 2018, prevendo a maior expansão em sete anos", diz reportagem publicada no site da agência.
Em média, três dos principais economistas ouvidos indicam que o país pode ter crescimento de 3,9% no próximo ano.
Uma das referências para isso é o parâmetro histórico, já que economistas veem como normal a retomada rápida depois de uma recessão prolongada.
Isso, é claro, a depender do encaminhamento de questões políticas, que ainda podem atrapalhar (ou ajudar) a economia.
"Com cerca de 13 milhões de desempregados depois da pior recessão já registrada em 2015 e 2016, a força da recuperação vai ter um papel importante na eleição presidencial de 2018. Anos de recessão e escândalos de corrupção alimentaram a desilusão em relação a políticos tradicionais. E agora candidatos extremistas de direita e de esquerda podem disputar com centristas mais afeitos ao mercado pelo cargo mais importante do país", diz.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.