PUBLICIDADE
Topo

Blog do Brasilianismo

Analistas veem Brasil e América Latina sob crescente ameaça populista

Daniel Buarque

24/10/2017 03h50

Analistas veem Brasil e América Latina sob crescentes ameaças populistas

A situação política da América Latina deveria fazer o mundo ficar alarmado, diz um artigo publicado pela revista de política internacional "Foreign Policy". Às vésperas de um ano de grandes decisões políticas na região, é cada vez maior a chance de um retorno de políticas populistas aos países do continente.

"Existe um risco real de guinadas populistas radicais à direita e à esquerda que podem mudar radicalmente as políticas de segurança, comércio, economia e a relação da América Latina com o resto do mundo", diz a análise escrita por Robert Muggah, do Instituto Igarapé, e Brian Winter, editor da revista "Americas Quarterly".

Winter vem falando do risco populista em relação ao Brasil há mais de um ano, quando deu entrevista ao blog Brasilianismo alegando que o país tem os mesmo fatores que levaram Trump à Presidência dos EUA.

O caso brasileiro, naturalmente, é um dos focos do artigo na "Foreign Policy".

"Uma maioria dos cidadãos brasileiros quer uma mudança na política tradicional, e desconfiam das instituições políticas existentes", diz. "O terreno está fértil para populistas e reacionários de esquerda e de direita."

O nome citado pelos analistas estrangeiros como maior risco populista no Brasil, entretanto, é de direita. "O aumento da criminalidade e da corrupção no Brasil alimentaram a popularidade do candidato presidencial Jair Bolsonaro", diz.

"A grande questão para a América Latina em 2018 é saber se os eleitores vão ter uma visão mais construtiva de longo prazo, ou se vão abraçar a raiva populista e o orgulho nacionalista que parece estar varrendo parte de todo o mundo."

Siga o blog Brasilianismo no Facebook para acompanhar as notícias sobre a imagem internacional do Brasil

Sobre o Autor

Daniel Buarque vive em Londres, onde faz doutorado em relações internacionais pelo King's College London (em parceria com a USP). Jornalista e escritor, fez mestrado sobre a imagem internacional do país pelo Brazil Institute da mesma universidade inglesa. É autor do livro “Brazil, um país do presente - A imagem internacional do ‘país do futuro’” (Alameda Editorial) e do livreto “Brazil Now” da consultoria internacional Hall and Partners, além de outros quatro livros. Escreve regularmente para o UOL e para a Folha de S.Paulo, e trabalhou repórter do G1, do "Valor Econômico" e da própria Folha, além de ter sido editor-executivo do portal Terra e chefe de reportagem da rádio CBN em São Paulo.

Sobre o Blog

O Brasil é citado mais de 200 vezes por dia na mídia internacional. Essas reportagens e análises estrangeiras ajudam a formar o pensamento do resto do mundo a respeito do país, que tem se tornado mais conhecido e se consolidado como um ator global importante. Este blog busca compreender a imagem internacional do Brasil e a importância da reputação global do país a partir o monitoramento de tudo o que se fala sobre ele no resto do mundo, seja na mídia, na academia ou mesmo e conversas na rua. Notícias, comentários, análises, entrevistas e reportagens sobre o Brasil visto de fora.

Blog Brasilianismo