Jornalistas criam site de análises para explicar o Brasil para estrangeiros
Pouco mais de um ano depois de ser criado como um site que produzia notícias sobre o Brasil em inglês, a página Plus55 deu tchau aos leitores e reaparece agora de cara e projeto novo, como "The Brazilian Report".
A mudança reflete um novo enfoque no trabalho de um grupo de jornalistas e pesquisadores que querem ajudar estrangeiros a entenderem o Brasil. Em vez de notícias, a ideia agora é publicar análises e textos que contextualizem o que acontece no país.
"A ideia é produzir um conteúdo diferenciado –sair da correira do 'breaking news'. Queremos focar na qualidade –não quantidade do conteúdo", explica o jornalista Gustavo Ribeiro, que encabeça o grupo.
O "Brazilian Report" vai publicar até dois textos por dia, com maior aprofundamento sobre o que acontece no país.
"Lançamos um pequeno guia sobre a sociedade brasileira, com textos sobre a história do Brasil, o papel da escravidão na nossa sociedade, as sucessivas rupturas com a ordem estabelecida… A ideia não é ser necessariamente a primeira leitura sobre um tema –mas se consolidar como a leitura definitiva, a melhor 'segunda leitura"', diz Ribeiro.
O trabalho é uma continuação do objetivo de melhorar a compreensão sobre o Brasil no resto do mundo. "Não é fácil entender o Brasil. Mesmo nós, brasileiros, temos dificuldade. O Brasil ainda é um país relativamente isolado – geográfica, linguística e economicamente… Apesar de se falar muito sobre o Brasil, muitas vezes não se fala bem", disse Ribeiro ao blog Brasilianismo em 2016, quando o primeiro site foi lançado.
O "Brazilian Report" também quer fugir da necessidade de gerar receita com audiência de internet, e propõe modelos de assinatura para leitores interessados em ler análises e receber newsletters sobre os principais fatos do dia no país.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.