Topo

Blog do Brasilianismo

'Primeira vez' de Dilma em denúncia de corrupção é destaque internacional

Daniel Buarque

06/09/2017 10h27

'Primeira vez' de Dilma em denúncia de corrupção é destaque na mídia estrangeira

Os títulos de reportagens da imprensa internacional sobre a recente denúncia de corrupção contra Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff falam dos dois ex-presidentes. Mas é a respeito da última governante que as análises estrangeiras estão dando mais atenção.

"Dilma Rousseff, a ex-presidente do Brasil, foi denunciada pela primeira vez por envolvimento em um grande esquema de corrupção que já envolve seu antecessor, Luiz Inácio Lula da Silva, e mergulhou o país no caos", diz a reportagem do jornal britânico "The Times".

"O caso é o primeiro em que Dilma, que sofreu impeachment no ano passado por violar regras orçamentárias, é acusada de fazer parte de esquemas de corrupção que marcaram todos os grandes partidos políticos do Brasil", diz a reportagem do 'New York Times".

"Estas foram as primeiras denúncias apresentadas contra Dilma", destaca a reportagem da agência de notícias Reuters, publicada em veículos como o jornal canadense "Globe and Mail"

"Escândalo da Lava Jato envolve Dilma pela primeira vez", diz, logo no título, o site Euronews.

"Foram as primeiras denúncias formais contra Dilma, que sofreu impeachment em 2016", diz a rede Al Jazeera, tradicionalmente mais alinhada editorialmente com a esquerda.

Este enfoque é importante para a mídia internacional, pois desde a época da discussão a respeito do processo de impeachment era muito comum os veículos estrangeiros ressaltarem o fato de que Dilma não estava envolvida em escândalos de corrupção, e ainda assim estava sendo retirada do poder.

"A denúncia contra Dilma, que se descrevia como uma política limpa que estava sendo derrubada por políticos corruptos, é um desenvolvimento marcante em uma série de revelações que se desenrolaram de uma investigação de rotina sobre lavagem de dinheiro em um posto de gasolina em Brasília", diz o "New York Times".

Ouvido pelo jornal, o brasilianista Matthew M. Taylor chamou o envolvimento da ex-presidente de "muito significativo". "Dilma vinha defendendo que ela era pessoalmente honesta", disse.

Apesar do foco em Dilma, o caso de Lula também recebeu atenção no resto do mundo.

"A notícia é particularmente ruim para a batalha travada por Lula para ganhar a Presidência novamente", diz a rede árabe. "Lula, que ainda é o político mais popular do Brasil, apelou de uma condenação que o proibiria de se candidatar a presidente em 2018."

Siga o blog Brasilianismo no Facebook para acompanhar as notícias sobre a imagem internacional do Brasil

Sobre o Autor

Daniel Buarque vive em Londres, onde faz doutorado em relações internacionais pelo King's College London (em parceria com a USP). Jornalista e escritor, fez mestrado sobre a imagem internacional do país pelo Brazil Institute da mesma universidade inglesa. É autor do livro “Brazil, um país do presente - A imagem internacional do ‘país do futuro’” (Alameda Editorial) e do livreto “Brazil Now” da consultoria internacional Hall and Partners, além de outros quatro livros. Escreve regularmente para o UOL e para a Folha de S.Paulo, e trabalhou repórter do G1, do "Valor Econômico" e da própria Folha, além de ter sido editor-executivo do portal Terra e chefe de reportagem da rádio CBN em São Paulo.

Sobre o Blog

O Brasil é citado mais de 200 vezes por dia na mídia internacional. Essas reportagens e análises estrangeiras ajudam a formar o pensamento do resto do mundo a respeito do país, que tem se tornado mais conhecido e se consolidado como um ator global importante. Este blog busca compreender a imagem internacional do Brasil e a importância da reputação global do país a partir o monitoramento de tudo o que se fala sobre ele no resto do mundo, seja na mídia, na academia ou mesmo e conversas na rua. Notícias, comentários, análises, entrevistas e reportagens sobre o Brasil visto de fora.

Blog Brasilianismo