Topo

Blog do Brasilianismo

Livro reúne frases mais famosas de estrangeiros sobre o Brasil; veja lista

Daniel Buarque

19/08/2017 11h07

Livro reúne frases de estrangeiros sobre o Brasil

O Brasil é o país do futuro, não é um país sério, é o país da indiferença e da exaltação, e não é uma terra, é uma civilização.

Algumas das interpretações mais conhecidas e repetidas em todo o mundo para resumir o que é o Brasil foram ditas por –ou atribuídas a– estrangeiros ao longo da história.

Este olhar exterior que algumas vezes resume tão bem o país e outras vezes incorpora tão perfeitamente os preconceitos e estereótipos de quem olha de fora para o país é o tema do livro recém-lançado "Que Brazil é Esse? – O que eles disseram sobre o Brasil" (Ed. Livros Ilimitados), de Paulo Gravina.

Paulo Gravina, autor do livro

Formado em economia e com mestrado em literatura, Gravina foi atrás da origem de mais de três dezenas dessas citações de pessoas de fora a respeito do Brasil, e discorre de forma aprofundada sobre cada uma delas, ajudando a criar um retrato sobre a imagem do Brasil no exterior. Uma imagem variada e de contornos incertos, mas que muitas vezes ajuda os próprios brasileiros a pensarem sobre si mesmos.

"Em certos casos, a visão atribuída ao estrangeiro é apenas uma maneira de os próprios brasileiros se esconderem detrás de uma frase mal entendida ou fora de contexto. Em outros casos, trata-se de uma opinião profunda advinda de um observador em local privilegiado, seja porque estudou a fundo o país, seja porque teve a chance de contemplar o Brasil de um lugar onde ninguém mais estava vendo. De uma forma ou de outra, não vá o leitor pensar que o nosso país se esgota nestas frases e nestas imagens, mesmo se colocadas em processo dialético, porque, afinal de contas, o Brasil é tudo isso… e muito mais", diz Gravina na introdução do livro.

A obra tem frases de políticos importantes da história, como Shimon Peres, Richard Nixon e Barack Obama, analisa citações de pesquisadores e filósofos como Charles Darwin e Albert Camus, aborda declarações de jogadores de futebol como Maradona e Obdulio Varela, cita ainda celebridades como Arnold Shwarzenegger (antes de virar político) e Justin Bieber, e traz até mesmo comentários de personagens da ficção, como Homer Simpson.

Veja abaixo 10 das principais frases reunidas por Gravina no livro.

"O Brasil não é um país sério"
Frase atribuída ao ex-presidente francês Charles de Gaulle, mas com uma história bem mais incerta

"Brasil, um país do futuro"
Título do livro de Stefan Zweig sobre o país

"Se Deus é brasileiro, o papa é carioca"
Papa João Paulo II

"Conforme avança o Brasil, também avançará o resto do continente latino-americano"
Frase do ex-presidente dos EUA Richard Nixon

"O Brasil não é uma terra. É uma civilização"
Declaração do ex-presidente de Israel Shimon Peres

"A pergunta que minha mente formulou foi respondida pelo ensolarado céu do Brasil"
Albert Einstein

"O Brasil criou, sob uma fachada de harmonia, uma sociedade contraditória"
Frase do brasilianista Thomas Skidmore

O Brasil "é o país da indiferença e da exaltação"
Declaração do escritor francês Albert Camus

"Os brasileiros possuem somente uma pequena quantia daquelas qualidades que dão dignidade à humanidade"
Charles Darwin

"Se perdermos o Brasil, não será outra Cuba. Será outra China"
Do general americano Vernon Walters

Siga o blog Brasilianismo no Facebook para acompanhar as notícias sobre a imagem internacional do Brasil

Sobre o Autor

Daniel Buarque vive em Londres, onde faz doutorado em relações internacionais pelo King's College London (em parceria com a USP). Jornalista e escritor, fez mestrado sobre a imagem internacional do país pelo Brazil Institute da mesma universidade inglesa. É autor do livro “Brazil, um país do presente - A imagem internacional do ‘país do futuro’” (Alameda Editorial) e do livreto “Brazil Now” da consultoria internacional Hall and Partners, além de outros quatro livros. Escreve regularmente para o UOL e para a Folha de S.Paulo, e trabalhou repórter do G1, do "Valor Econômico" e da própria Folha, além de ter sido editor-executivo do portal Terra e chefe de reportagem da rádio CBN em São Paulo.

Sobre o Blog

O Brasil é citado mais de 200 vezes por dia na mídia internacional. Essas reportagens e análises estrangeiras ajudam a formar o pensamento do resto do mundo a respeito do país, que tem se tornado mais conhecido e se consolidado como um ator global importante. Este blog busca compreender a imagem internacional do Brasil e a importância da reputação global do país a partir o monitoramento de tudo o que se fala sobre ele no resto do mundo, seja na mídia, na academia ou mesmo e conversas na rua. Notícias, comentários, análises, entrevistas e reportagens sobre o Brasil visto de fora.

Blog Brasilianismo