Condenação danificou imagem de Lula no resto do mundo, diz biógrafo inglês
A condenação a nove anos de prisão por corrupção já danificou a imagem do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva no resto do mundo, avaliou o pesquisador britânico Richard Bourne em entrevista ao serviço brasileiro da rede BBC.
"Isso já teve um sério impacto dentro do Brasil e internacionalmente. Muito da imagem que ele tinha já está danificado. É triste", disse.
Considerando que o ex-presidente deixou o governo pouco depois de ter sido chamado de político mais popular do mundo pelo ex-presidente americano Barack Obama, o dano na imagem tem um impacto importante para ele.
Autor da biografia "Lula of Brazil" (Lula do Brasil), Bourne admite que o ex-presidente não tenha feito o suficiente para evitar a corrupção no seu governo, e não acha que a condenação seja apenas perseguição política, como argumenta sua defesa, mas diz também não acreditar que Lula tenha sido chefe de uma quadrilha de corrupção.
"Eu não imaginava Lula como esse chefe de um grande esquema de corrupção, como foi sugerido. Isso não quer dizer que eu não ache que ele possa ter se beneficiado de alguma forma, mas essa ideia de que ele era esse grande manipulador, como dizem os procuradores, não parecia provável."
Para o biógrafo, mesmo que consiga evitar a prisão, o ex-presidente não deveria ser candidato novamente em 2018. "Se Lula conseguir ficar fora da prisão, faria mais sentido que usasse seu carisma para apoiar um candidato que valesse a pena, talvez alguém mais talentoso do que Dilma."
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.