Topo

Blog do Brasilianismo

Para brasilianista, Temer no poder prova o estado desprezível da política

Daniel Buarque

30/06/2017 15h47

Apesar de ter sua imagem e autoridade moral completamente arrasadas e de ter perdido apoio político, Michel Temer é um sobrevivente no poder político brasileiro, avalia o brasilianista Anthony Pereira, diretor do Instituto Brasil do King's College de Londres. Para ele, o fato de o presidente conseguir se segurar no cargo é um sinal do estado desprezível da política brasileira.

"Se ele continuar no poder, isso vai ser uma prova do estado abjeto do sistema político, do impacto devastador das investigações contra a corrupção no establishment político e da aparente incapacidade da democracia brasileira de se renovar e evoluir a uma forma de governança mais transparente e responsável", diz Pereira em artigo publicado no site "The Conversation".

O brasilianista analisa a situação da atual crise no país e indica que não há uma saída fácil para os problemas políticos do Brasil.

"A renovação, se vier, não vai chegar antes de janeiro de 2019, quando um novo presidente assumirá o poder. Qualquer novo presidente vai enfrentar grandes desafios. O maior deles é a desconfiança sem precedentes dos brasileiros na política tradicional e uma crise de legitimidade que vai fazer com que governar o Brasil seja extraordinariamente difícil para quem quer que assuma a função."

Siga o blog Brasilianismo no Facebook para acompanhar as notícias sobre a imagem internacional do Brasil

Sobre o Autor

Daniel Buarque vive em Londres, onde faz doutorado em relações internacionais pelo King's College London (em parceria com a USP). Jornalista e escritor, fez mestrado sobre a imagem internacional do país pelo Brazil Institute da mesma universidade inglesa. É autor do livro “Brazil, um país do presente - A imagem internacional do ‘país do futuro’” (Alameda Editorial) e do livreto “Brazil Now” da consultoria internacional Hall and Partners, além de outros quatro livros. Escreve regularmente para o UOL e para a Folha de S.Paulo, e trabalhou repórter do G1, do "Valor Econômico" e da própria Folha, além de ter sido editor-executivo do portal Terra e chefe de reportagem da rádio CBN em São Paulo.

Sobre o Blog

O Brasil é citado mais de 200 vezes por dia na mídia internacional. Essas reportagens e análises estrangeiras ajudam a formar o pensamento do resto do mundo a respeito do país, que tem se tornado mais conhecido e se consolidado como um ator global importante. Este blog busca compreender a imagem internacional do Brasil e a importância da reputação global do país a partir o monitoramento de tudo o que se fala sobre ele no resto do mundo, seja na mídia, na academia ou mesmo e conversas na rua. Notícias, comentários, análises, entrevistas e reportagens sobre o Brasil visto de fora.

Blog Brasilianismo