Topo

Blog do Brasilianismo

Desgosto em relação à classe política gera apatia, diz brasilianista

Daniel Buarque

29/06/2017 05h15

Perda da credibilidade da classe política do Brasil gera apatia, diz brasilianista

A classe política brasileira perdeu a credibilidade diante da população, avalia o brasilianista Vinicius Mariano de Carvalho, professor do King's College London, em entrevista à Radio França Internacional.

Carvalho avaliou as denúncias de corrupção contra o presidente Michel Temer e as chances dele de se manter no poder, com apoio do Congresso, e disse que há muito caminho pela frente até que o país se estabilize.

"É quase irônico falar em legitimidade do presidente que tem, segundo alguns levantamentos, 7% de aprovação popular apenas. Poucas vezes vivemos na história do Brasil um momento de tanta instabilidade, tão sensível e complexo como o atual", diz, lembrando o impeachment de Fernando Collor como caso em que presidente se envolveu em escândalos de corrupção. Segundo ele, isso "é muito prejudicial para a democracia brasileira".

Para o brasilianista, há um desgosto generalizado em relação à classe política brasileira, e isso afeta a capacidade de mobilização popular, gerando apatia. "Vamos nos mobilizar em favor do quê? Em favor da saída do Temer? E o que vem logo em seguida?", disse.

"Estamos num grande processo de desconstrução de uma classe política historicamente corrupta", disse, lamentando, entretanto, a falta de alternativa a esta classe.

Em entrevista recente ao blog Brasilianismo, Carvalho, que é brasileiro, desenvolveu uma análise sobre o papel dos pesquisadores brasilianistas em todo o mundo. Para ele, ser brasilianista não tem relação com nacionalidade, mas com a capacidade de "pensar com sotaque" e de fugir de colonialismo acadêmico. Leia a entrevista completa.

Siga o blog Brasilianismo no Facebook para acompanhar as notícias sobre a imagem internacional do Brasil

Sobre o Autor

Daniel Buarque vive em Londres, onde faz doutorado em relações internacionais pelo King's College London (em parceria com a USP). Jornalista e escritor, fez mestrado sobre a imagem internacional do país pelo Brazil Institute da mesma universidade inglesa. É autor do livro “Brazil, um país do presente - A imagem internacional do ‘país do futuro’” (Alameda Editorial) e do livreto “Brazil Now” da consultoria internacional Hall and Partners, além de outros quatro livros. Escreve regularmente para o UOL e para a Folha de S.Paulo, e trabalhou repórter do G1, do "Valor Econômico" e da própria Folha, além de ter sido editor-executivo do portal Terra e chefe de reportagem da rádio CBN em São Paulo.

Sobre o Blog

O Brasil é citado mais de 200 vezes por dia na mídia internacional. Essas reportagens e análises estrangeiras ajudam a formar o pensamento do resto do mundo a respeito do país, que tem se tornado mais conhecido e se consolidado como um ator global importante. Este blog busca compreender a imagem internacional do Brasil e a importância da reputação global do país a partir o monitoramento de tudo o que se fala sobre ele no resto do mundo, seja na mídia, na academia ou mesmo e conversas na rua. Notícias, comentários, análises, entrevistas e reportagens sobre o Brasil visto de fora.

Blog Brasilianismo