Topo

Blog do Brasilianismo

'Pow-ge-kay-ju': Jornal inglês celebra o pão de queijo brasileiro

Daniel Buarque

25/06/2017 13h06

'The Guardian' celebra o pão de queijo

"Pow-ge-kay-ju". Assim o jornal britânico "The Guardian" ensina a pronunciar o nome do salgadinho que diz estar presente em quase todos os eventos no Brasil, o pão de queijo.

"Pequenas bolas de queijo douradas com uma casquinha crocante e um centro leve, com sabor suavemente ácido. eles são similares ao gougère francês, mas naturalmente sem glúten", explica a reportagem.

O texto trata da origem do pãozinho de queijo, explicando que ele surgiu em Minas Gerais a partir de costumes indígenas de aproveitar a mandioca tradicional do território brasileiro em combinação com a produção de queijo e leite na região. A reportagem também avisa aos leitores sobre o festival de gastronomia de Tiradentes, que acontece em agosto em MG.

"Está disponível o dia inteiro e normalmente é vendido em bares, mas o melhor é comer no café da manhã, recém-saído do forno, acompanhado de uma xícara de café brasileiro", diz.

O pão de queijo sempre aparece em listas de comidas brasileiras citadas em jornais estrangeiros. Ele também foi mencionado recentemente em publicações inglesas graças à inauguração de uma barraquinha que começou a vender desses salgados em Londres. A revista "Time Out" chamou ele de "bolinhas de queijo brasileiras".

Siga o blog Brasilianismo no Facebook para acompanhar as notícias sobre a imagem internacional do Brasil

Sobre o Autor

Daniel Buarque vive em Londres, onde faz doutorado em relações internacionais pelo King's College London (em parceria com a USP). Jornalista e escritor, fez mestrado sobre a imagem internacional do país pelo Brazil Institute da mesma universidade inglesa. É autor do livro “Brazil, um país do presente - A imagem internacional do ‘país do futuro’” (Alameda Editorial) e do livreto “Brazil Now” da consultoria internacional Hall and Partners, além de outros quatro livros. Escreve regularmente para o UOL e para a Folha de S.Paulo, e trabalhou repórter do G1, do "Valor Econômico" e da própria Folha, além de ter sido editor-executivo do portal Terra e chefe de reportagem da rádio CBN em São Paulo.

Sobre o Blog

O Brasil é citado mais de 200 vezes por dia na mídia internacional. Essas reportagens e análises estrangeiras ajudam a formar o pensamento do resto do mundo a respeito do país, que tem se tornado mais conhecido e se consolidado como um ator global importante. Este blog busca compreender a imagem internacional do Brasil e a importância da reputação global do país a partir o monitoramento de tudo o que se fala sobre ele no resto do mundo, seja na mídia, na academia ou mesmo e conversas na rua. Notícias, comentários, análises, entrevistas e reportagens sobre o Brasil visto de fora.

Blog Brasilianismo